A PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO PAPEL FUNDAMENTAL NA REALIZAÇÃO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Palavras-chave:
Ambiente, percepção, alunos, escola, Porto Limão, Cáceres-MTResumo
Uma das maneiras de trabalhar a Educação Ambiental na escola é por meio dapesquisa. O objetivo do presente estudo foi registrar a percepção Ambiental de estudantes da
Escola Municipal Santa Catarina, localizada na comunidade Porto Limão na cidade de Cáceres-
MT. Foram envolvidos 26 alunos do ensino básico, fundamental e médio da escola. Foi realizada
uma entrevista semi-estruturada com os alunos. Os resultados apontaram que quanto aos alunos
7,7% dos envolvidos não consegui registrar uma definição para o meio ambiente. Outros 23,1%
confundiram ações de conservação ambiental como conceito, 30,8% dos informantes afirmaram
que o meio ambiente é definido como tudo que nos rodeia. Outros 3,8% consideram que meio
ambiente é constituído apenas pelos animais e vegetais. Para 34,6% meio ambiente é sinônimo de
meio natural. Referente a presença do homem como parte do meio, constatou-se que 88,5% dos
entrevistados dizem que são parte, já 3,8% dos entrevistados disseram não fazerem parte do meio
ambiente, pois trata-se do lugar dos animais. Outros 7,7% se mostraram incertos de sua presença
neste. Quando indagados sobre como conservar o meio ambiente. As propostas surgiram na
seguinte ordem: a não poluição dos ambientes como escola, quintais, estradas e rio, dizer não as
queimadas e aos desmatamentos, conservar os animais da região, conservar o solo. Trabalhar a
educação Ambiental é importante porque contribui para a percepção do homem como parte do
meio, ressalta suas expectativas e suas maiores preocupação em relação a este.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.