CONCEITOS COTIDIANOS E APRENDIZAGEM ESCOLAR
Palavras-chave:
Vygotsky, dificuldades de aprendizagem, cultura.Resumo
Neste trabalho, seguindo a perspectiva posta por Vygotsky (1991), busco perceber ainfluência dos conceitos cotidianos na aprendizagem escolar, isto é, de que forma as
aprendizagens anteriores e externas à escola interferem na aprendizagem escolar formal. Ao
desconsiderar os conceitos cotidianos de cada aluno, pressupondo que todos tenham uma mesma
“bagagem cultural”, a escola nega a diversidade dos alunos que nela estudam – ainda que estes
vivam numa mesma cidade, têm relações com o meio diferenciadas. Indivíduos que cresceram em
diferentes contextos sociais e culturais chegarão à escola com informações, conhecimento de
mundo, distintos. Isto é, os conceitos cotidianos de cada aluno são singulares. Cabe ao professor
estar atento a essas singularidades, pois o conhecimento escolar formal (conceitos científicos) se
apóia nas aprendizagens anteriores, no que o aluno aprende na família, na comunidade, com os
amigos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.