REFLETINDO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE CIBERCULTURA, LETRAMENTO E INCLUSÃO DIGITAL
Palavras-chave:
Letramento, Inclusão Digital, Cibercultura.Resumo
O desenvolvimento tecnológico promoveu profundas transformações no consumo e produção de informações, desencadeando novas formas de interagir com o conhecimento e a cultura. Com a emergência das mídias digitais, as comunidades virtuais e outros espaços da internet têm criado a possibilidade de fortalecer os laços sociais e as dinâmicas de interação com o outro pela intensa troca de informações. O letramento e a inclusão digital hoje apresentam novos desafios que precisam ser superados a partir da implementação de políticas de inclusão digital comprometidas com uma formação de professores atenta aos novos processos de ensinar e aprender que emergem com a cibercultura. Considerando os modos pelos quais os sujeitos se relacionam com o conhecimento e a cultura hoje a partir de experiências cada vez mais mediadas pelas tecnologias digitais, apresentamos uma discussão sobre as relações entre o letramento associado à inclusão digital. Ao longo do texto, tecemos inúmeras reflexões que nos levam a entender que a noção de ser letrado e estar incluído digitalmente a partir da vivência nas práticas sociais da cibercultura é mais do que possuir computadores, mas usar as tecnologias digitais de forma crítica e reflexiva. Para isso, a promoção de políticas públicas de acesso e democratização de tais recursos faz-se necessária para transformar bits em conhecimento e garantir que o cidadão do século XXI esteja engajado e atento aos seus direitos sociais e humanos.
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