INTEGRALIDADE E FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO PARA O CUIDADO A CRIANÇA E ADOLESCENTE

Autores

  • Kelly Jackelini Jorge
  • Rosa Maria Rodrigues
  • Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso
  • Claudia Silveira Viera

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v2i2.15478

Palavras-chave:

Educação Superior, Enfermagem, Saúde da Criança, Saúde do Adolescente, Enfermagem Pediátrica.

Resumo

A integralidade é princípio estruturante da formação em saúde. Objetivou-se investigar a relação estabelecida entre a formação para o cuidado da criança e do adolescente e o Sistema Único de Saúde no que se refere ao princípio da integralidade. Pesquisa exploratória, qualitativa com dados de entrevistas com docentes do ensino de saúde da criança e adolescente. Identificou-se a integralidade presente nas falas dos docentes indicando sua incorporação como princípio norteador da formação articulando ações de promoção, proteção, tratamento em todos os níveis de assistência; a formação generalista e a família como integrantes da dimensão integralidade na formação. Conclui-se que após as diretrizes curriculares, docentes e escolas de enfermagem têm direcionado suas atitudes para agregar a integralidade na formação cabendo questionar se as atitudes docentes são acompanhadas de efetivas práticas integradoras nas instituições e serviços de saúde, campos de formação.

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Publicado

22-12-2016

Como Citar

JORGE, K. J.; RODRIGUES, R. M.; TOSO, B. R. G. de O.; VIERA, C. S. INTEGRALIDADE E FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO PARA O CUIDADO A CRIANÇA E ADOLESCENTE. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 127–137, 2016. DOI: 10.48075/vscs.v2i2.15478. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/15478. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais