REALIDADE VIRTUAL EM UMA ESTRATÉGIA DE REABILITAÇÃO NEUROFUNCIONAL: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v3i1.16813
Agências de fomento

Palavras-chave:

Tecnologia, Fisioterapia, Equilíbrio

Resumo

Mostrar os recursos utilizados pela realidade virtual na reabilitação funcional por meio de uma revisão sistemática. A busca constou das seguintes bases de dados eletrônicas: SciELO, PubMed, Bireme,PEDro e EMBASE com os seguintes descritores “wiigerontology, wiistroke, wiineurologicaldisease, wiineurologic, wiisequelae”. A pesquisa resultou em um total de 1732 artigos dos quais apenas 17 contemplaram os critérios metodológicos. Verificou-se que 710 indivíduos foram analisados nos artigos selecionados com faixa etária média de 60anos, com destaque para patologias associadas a distúrbios neurológicos, onde a escala de Berg foi o método mais aplicado na avaliação do equilíbrio, tendo como game mais aplicado na reabilitação funcional o WiiFit. Verificou-se na pesquisa que a intervenção com o Nintendo Wii é eficaz no tratamento de patologias que comprometem o sistema neural ajustando o equilíbrio, a coordenação e a força.

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Publicado

21-07-2017

Como Citar

LOPES, P. C.; DE CARVALHO, J. P.; NETO, H. B. da S.; DE SOUZA, K. C. lima; TADDEO, P. D. S.; PRAÇA, L. R.; UCHÔA SANTOS JUNIOR, F. F. REALIDADE VIRTUAL EM UMA ESTRATÉGIA DE REABILITAÇÃO NEUROFUNCIONAL: REVISÃO SISTEMÁTICA. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 86–98, 2017. DOI: 10.48075/vscs.v3i1.16813. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/16813. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Revisões de Literatura