A IMPLANTAÇÃO DE UMA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL: DESAFIOS E POTENCIALIDADES DE UM FAZER-ACONTECER

Autores

  • Jackeline Lourenço Aristides Tutora da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (PR).
  • Érica Cristina da Conceição Enfermeira Especialista em Saúde Mental
  • Danilo Vieira Jedson Ziwchak Enfermeiro do Pronto Socorro de Marialva (PR) e Especialista em Saúde Mental

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v5i1.21003
Agências de fomento
Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (PR)

Palavras-chave:

INTERNATO E RESIDÊNCIA, INTERNATO NÃO MÉDICO, SAÚDE MENTAL

Resumo

Tradicionalmente as Residências Multiprofissionais são realizadas em Instituições de Ensino Superior, porém, trazendo para o contexto de uma Autarquia de Saúde, que por natureza não tem esse caráter, essa tarefa é ainda mais árdua. O objetivo deste estudo foi o de refletir sobre a construção e implantação de uma Residência multiprofissional autogerida, isto é, sem o apoio de uma instituição formadora. O objeto da pesquisa foi acerca das fragilidades e potencialidades da implantação de uma Residência na perspectiva dos residentes. Tratou-se de um estudo qualitativo, em que a técnica de coleta das subjetividades foi a do grupo focal, realizada em setembro de 2018 com seis egressos do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, que compuseram a primeira turma. Para a análise do material coletado foi utilizada a análise de discurso que considera a interdiscursividade: uma fala individual como carregada de vários sujeitos e de um contexto histórico/ideológico. Os resultados foram agrupados sob quatro categorias: fragilidades administrativas e pedagógicas na implantação do Programa de Residência; Dificuldades relacionadas aos Serviços de Saúde; Dificuldades e potencialidades na formação dos residentes; e Potencialidades da implantação da Residência para o município. Como resultados gerais encontramos: dificuldades na apropriação da metodologia ativa por residentes e preceptores, fragilidade na organização da carga horária, equipe reduzida nos serviços, pouca instrumentalização dos preceptores, fragilidade no planejamento dos serviços, construção de uma postura crítico reflexiva, fortalecimento da saúde mental, busca de conhecimento por parte dos profissionais do campo, e aumento da intersetorialidade.

Biografia do Autor

Jackeline Lourenço Aristides, Tutora da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (PR).

Enfermeira Especialista em Saúde, Residência Multiprofissional em Saúde da Famíla, Mestre em Saúde Coletiva e Doutoranda em Ciências da Educação.

Érica Cristina da Conceição, Enfermeira Especialista em Saúde Mental

Enfermeira Especialista em Saúde Mental.

Danilo Vieira Jedson Ziwchak, Enfermeiro do Pronto Socorro de Marialva (PR) e Especialista em Saúde Mental

Enfermeiro do Pronto Socorro de Marialva (PR) e Especialista em Saúde Mental

Downloads

Publicado

05-08-2019

Como Citar

ARISTIDES, J. L.; CONCEIÇÃO, Érica C. da; ZIWCHAK, D. V. J. A IMPLANTAÇÃO DE UMA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL: DESAFIOS E POTENCIALIDADES DE UM FAZER-ACONTECER. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 8–19, 2019. DOI: 10.48075/vscs.v5i1.21003. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/21003. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais