PREVALÊNCIA DE PARASITOSES INTESTINAIS: COMPARATIVO ENTRE LABORATÓRIO PÚBLICO E PRIVADO EM UM MUNICÍPIO DO SUDOESTE PARANAENSE

Autores

  • Eslen Giovana da Silva Cordeiro
  • Rozane Aparecida Toso Bleil Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Camila Elizandra Rossi Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v5i2.23062
Agências de fomento

Palavras-chave:

Doenças infecciosas, Parasitos, Prevalência, Laboratórios.

Resumo

Objetivo: identificar a prevalência de parasitoses intestinais em frequentadores de diferentes tipos de laboratórios (público e privado), localizados em um município do Sudoeste do Paraná. Métodos: trata-se de um estudo transversal e descritivo-analítico. Para análise dos dados, a fim de verificar associação entre as variáveis sexo, ciclo de vida e tipos de laboratório, foi efetuado o teste qui-quadrado e regressão logística bivariada e multivariada. Resultados: constatou-se positividade de parasitoses intestinais em 19,8% (n= 606) da população do estudo. A maior ocorrência foi observada entre adultos, com 47,0% (n= 285), no sexo feminino, sendo 64,8% (n= 393) e no laboratório público, totalizando 94,4% (n= 572), sendo observada diferença significativa somente entre os tipos de laboratório, demonstrando que a chance de ocorrência de parasitoses intestinais é superior nos indivíduos que frequentaram o laboratório público (OR= 5,39; IC 95% = 3,77 a 7,72), quando comparados aos frequentadores dos laboratórios privados participantes. Conclusão: a prevalência de parasitoses intestinais encontrada denota a necessidade da realização de ações de prevenção, bem como de incentivo ao tratamento adequado, de modo a evitar o aumento da prevalência e, ainda, o agravamento dos casos já existentes. Ressalta-se, ainda, a importância da realização dessas ações serem voltadas, principalmente, para indivíduos frequentadores dos laboratórios públicos, uma vez que, no presente estudo, estes apresentaram maior chance de parasitoses intestinais quando comparados aos demais participantes. 

Downloads

Publicado

30-12-2019

Como Citar

DA SILVA CORDEIRO, E. G.; TOSO BLEIL, R. A.; ROSSI, C. E. PREVALÊNCIA DE PARASITOSES INTESTINAIS: COMPARATIVO ENTRE LABORATÓRIO PÚBLICO E PRIVADO EM UM MUNICÍPIO DO SUDOESTE PARANAENSE. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 74–83, 2019. DOI: 10.48075/vscs.v5i2.23062. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/23062. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais