PRÁTICAS ALIMENTARES DE TRABALHADORES DA ATENÇAO BÁSICA NA REGIÃO OESTE PARANAENSE

Autores

  • Marcia Cristina Dalla Costa Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Claudia Regina Felicetti Lordani Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Eliani Frizon Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Josene Cristina Biesek Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Allan Cezar Faria Araújo Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v5i2.23285
Agências de fomento

Palavras-chave:

hábitos alimentares, educação em saúde, doenças crônicas

Resumo

Objetivo: conhecer as práticas alimentares de trabalhadores da atenção básica à saúde da região Oeste paranaense. Materiais e métodos: estudo transversal a partir de dados secundários do teste ‘Como está sua Alimentação’ do Ministério da Saúde, realizado com profissionais de 20 municípios da região Oeste paranaense participantes do ‘III Encontro da Atenção à Obesidade’, realizado em agosto/2018. O teste auto aplicado abordou doze perguntas objetivas sobre as práticas alimentares habituais, frequência e quantidade de consumo de frutas; verduras/legumes; feijão/leguminosas; arroz/cereais; carnes; óleos/gorduras; embutidos; guloseimas/doces; sal e derivados. O teste contemplou, ainda, a frequência e quantidade de ingestão hídrica; de bebidas alcoólicas e a substituição das principais refeições por lanches. Para classificação das práticas alimentares utilizou-se a somatória de pontos positivos e negativos recomendadas pelo próprio instrumento, a saber: ‘Saudável’ (mais pontos positivos), ‘Regular’(pontos positivos iguais aos negativos) e ‘Não saudável’(mais pontos negativos). Além disso, cada questão foi analisada individualmente considerando as recomendações dos 10 Passos para Alimentação Saudável e da Pirâmide Alimentar para a População Brasileira. Resultados: Verificou-se que 86,5% dos trabalhadores apresentaram mais práticas positivas, no entanto, ao analisar as questões individualmente foi observado um consumo abaixo das recomendações para água, frutas, verduras, feijão, cereais e elevado consumo de salgadinhos industrializados e doces em geral, assim como de frituras. Conclusão: apesar da elevada pontuação positiva, o grupo demonstrou práticas alimentares inadequadas demonstrando a necessidade de reflexão sobre os hábitos alimentares no cotidiano de suas vidas pois estes podem influenciar nas orientações nutricionais oferecidas à população.

Biografia do Autor

Marcia Cristina Dalla Costa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Nutricionista, Mestre em Saúde Coletiva, Docente da Unioeste/Cascavel, nos cursos de Farmácia e Residencia Médica em Cirurgia Geral.

Membro do Grupo de Atenção à Obesidade - GAO

Membro do Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário do Oeste do Paraná - SOCB/HUOP

Claudia Regina Felicetti Lordani, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Nutricionista Clínica do HUOP, Especialista em Nutrição Clínica e Metabolismo, Mestre em Saúde Coletiva, Doutora em Políticas Públicas, Membro do GAO, Membro do SOCB/HUOP.

Eliani Frizon, Universidade Federal da Fronteira Sul

Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica, Mestre em Ciências da Saúde, Professora Adjunta do Curso de Nutrição da UFFS, Membro do GAO, Membro do SOCB/HUOP.

Josene Cristina Biesek, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Nutricionista Clínica do HUOP, Membro do GAO, Membro do SOCB/HUOP.

Allan Cezar Faria Araújo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Médico, Residência Médica em Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo, Mestre em Cirurgia, Doutor em Cirurgia, Professor Adjunto do Curso de Medicina da Unioeste/Cascavel, Doretor Pedagógico do HUOP, Coordenador do SOCB/HUOP, Membro do GAO.

Downloads

Publicado

30-12-2019

Como Citar

DALLA COSTA, M. C.; LORDANI, C. R. F.; FRIZON, E.; BIESEK, J. C.; ARAÚJO, A. C. F. PRÁTICAS ALIMENTARES DE TRABALHADORES DA ATENÇAO BÁSICA NA REGIÃO OESTE PARANAENSE. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 130–142, 2019. DOI: 10.48075/vscs.v5i2.23285. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/23285. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais