TIPO DE ALIMENTOS E FREQUÊNCIA DE CONSUMO POR ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL NUM MUNICÍPIO PARANAENSE
DOI:
https://doi.org/10.48075/vscs.v6i1.25361Palabras clave:
Estado Nutricional. Crianças. Obesidade. Atenção primária à saúde. Cuidado da criança.Resumen
Objetivo: Conhecer o tipo de alimento e a frequência de consumo por escolares do ensino fundamental. Método: Pesquisa quantitativa e descritiva, com coleta de dados em duas escolas municipais de um município do oeste do Paraná, a partir da frequência do consumo alimentar e do recordatório alimentar de 24 horas, realizado com534 crianças, entre 06 e 12 anos de idade. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. O estudo seguiu os preceitos éticos e as crianças e os seus pais consentiram a participação. Resultados: Observou-se que o consumo alimentar é prioritariamente de carboidratos, produtos industrializados, gorduras e açucares, colaborando para o aumento de peso. As crianças fazem cinco refeições ao dia, contando com os lanches na escola, cuja qualidade nutricional não foi satisfatória. Conclusão: É necessário implementar as políticas públicas relacionadas à nutrição do escolar, bem como realizar ações que visem melhorar a educação nutricional nas escolas e, por conseguinte fomentar uma prática alimentar adequada, contribuindo para a prevenção de doenças crônicas.