DESAFIOS DOS ENFERMEIROS FRENTE AOS PACIENTES COM INDICAÇÃO DE CUIDADOS PALIATIVOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v6i2.26183
Agências de fomento

Palavras-chave:

Enfermagem, Cuidados Paliativos, Cuidados Paliativos na Terminalidade da Vida,

Resumo

Introdução: Os cuidados paliativos consistem em toda abordagem que visa maior qualidade de vida e alívio do sofrimento em indivíduos acometidos por doença sem possibilidade de cura. Esta modalidade terapêutica é regida de princípios psicossociais e espirituais, sendo extensivo aos seus familiares, inclusive no enfrentamento do luto. Objetivo: identificar na literatura científica os desafios dos enfermeiros frente ao paciente com indicação de cuidados paliativos. Método: Estudo narrativo com abordagem qualitativa, que foi realizada a partir de abril de 2019 na biblioteca virtual de saúde utilizando as palavras-chave "Enfermagem" or "Enfermeiros", and "Cuidados Paliativos" and "Terminalidade", obtendo um total de 314 artigos. Após os filtros realizados foram selecionados 31 artigos, sendo exclusos os duplicados e que não respondiam a questão da pesquisa, dos quais restaram 6 para a elaboração do estudo. Resultados: Foram encontradas duas categorias: Impotência dos Enfermeiros frente à finitude de vida; Limitação na Formação Acadêmica. Discussão: O estudo contribuiu para verificar que os desafios dos enfermeiros frente aos pacientes com indicação de cuidados paliativos estão todos voltados ao modelo de formação acadêmica vigente, fazendo-se necessário uma mudança na grade curricular das instituições de ensino. Conclusão: Neste sentido, faz-se necessário inserir disciplinas que abordem a tanatologia e as questões de espiritualidade, além de reforçar os princípios dos cuidados paliativos a fim de proporcionar maior suporte aos enfermeiros e menor vulnerabilidade diante dos pacientes com indicação dessa modalidade terapêutica.

Biografia do Autor

Cristina Medianeira Gomes Torres, Pesquisador Independente

Enfermeira pela Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA), Santa Maria, RS, Brasil.

Simone dos Santos Nunes, Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA), Santa Maria, RS, Brasil.

Doutora em Enfermagem pela Fundação Universidade do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil.

Cleci Lourdes Schmidt Piovesan-Rosanelli, Professora substituta da Universidade Federal de Santa Maria/Campus Palmeira das Missões (UFSM), Palmeira das Missões, RS, Brasil.

Enfermeira, Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP, São Paulo, SP, Brasil.

Denise Miranda Conterato, Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA), Santa Maria, RS, Brasil.

Enfermeira, Especialização em Saúde Coletiva com Ênfase em Programa Saúde da Família pela Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas (CELER/FACISA), Santa Maria, RS, Brasil.

Caren Franciele Coelho Dias, Hospital Universitário de Santa Maria, Santa Maria (HUSM), RS, Brasil.

Enfermeira, Mestre em enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

08-01-2021

Como Citar

TORRES, C. M. G.; NUNES, S. dos S.; PIOVESAN-ROSANELLI, C. L. S.; CONTERATO, D. M.; DIAS, C. F. C. DESAFIOS DOS ENFERMEIROS FRENTE AOS PACIENTES COM INDICAÇÃO DE CUIDADOS PALIATIVOS. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 137–147, 2021. DOI: 10.48075/vscs.v6i2.26183. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/26183. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Revisões de Literatura