SAÚDE SEXUAL FEMININA: HIGIENE E AUTOIMAGEM GENITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v9i1.30896

Resumo

Objetivo: Verificar a interferência que os hábitos de higiene íntima exercem sobre a autoimagem genital em mulheres jovens universitárias. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo transversal, quantitativo e descritivo. A população do estudo foi composta por 298 mulheres com idade entre 18 e 25 anos, matriculadas nos cursos de graduação da UNIOESTE campus Cascavel no ano letivo de 2021. A coleta de dados se deu através de um link, o qual dava acesso a questionários autoaplicáveis, sobre dados pessoais,  práticas de higiene íntima, e o questionário Female Genital Self Image Scale (FGSIS), que é referente à autoimagem genital. Resultados e discussão: Não foi encontrada interferência significativa entre os hábitos de higiene e a autoimagem genital, porém, todos os hábitos adequados de higiene íntima avaliados, com exceção do tempo de lavagem da genitália feminina, estiveram relacionados à maior pontuação média do FGSIS em comparação aos hábitos inadequados, demonstrando que as práticas de higiene adequadas  podem favorer a confiança da mulher em relação à sua genitália, proporcionando além da saúde física, o bem-estar. Conclusão: Os hábitos de higiene íntima não interferiram significativamente sobre a autoimagem genital, porém hábitos inadequados de higiene sugerem relação com pior autoimagem genital, e independente da população, os cuidados íntimos devem ser abordados pelos profissionais da saúde com a finalidade de promover saúde física e o bem-estar.

Biografia do Autor

Juliana Cristina Frare, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Fisioterapeuta, doutora em Patologia, professora do curso de Fisioterapia da Unioeste.  

Maria Clara Vazquez, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Fisioterapeuta.

Cristina Diamante, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Fisioterapeuta, doutora em Advanced Sciences in Rehabilitation Medicine and S., professora do curso de Fisioterapia da Unioeste.  

Helenara Salvati Bertolossi Moreira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Fisioterapeuta, doutora em Estomatopatologia, professora do curso de Fisioterapia da Unioeste.  

Downloads

Publicado

01-09-2023

Como Citar

ABUMANSSUR, Y. H.; FRARE, J. C.; VAZQUEZ, M. C.; DIAMANTE, C.; MOREIRA, H. S. B. SAÚDE SEXUAL FEMININA: HIGIENE E AUTOIMAGEM GENITAL. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 29–38, 2023. DOI: 10.48075/vscs.v9i1.30896. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/30896. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais