ANSIEDADE, DEPRESSÃO E ESTRESSE DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v11i1.34667

Resumo

Objetivo: Investigar os níveis de ansiedade, depressão e estresse da equipe de enfermagem, em tempos de pandemia covid-19, e os fatores que os influenciam. Método: estudo quantitativo, descritivo, observacional, transversal, seguindo as diretrizes Strengtening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE). A amostra foi constituída pela equipe de enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva Geral de um hospital universitário público do Paraná. A coleta de dados ocorreu entre os meses de abril a julho de 2020, por meio de formulário eletrônico enviado via e-mail aos participantes. Todas as normativas da Resolução 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde foram atendidas. Os dados foram compilados em planilhas do Microsoft® EXCEL 2010, processados e analisados no programa Statistical Package for the Social Sciencies (SPSS) versão 26.0. Resultados: dos 45 (71,4%) profissionais que participaram, 22,1% apresentaram ansiedade; 19,9% depressão; e 24,4% estresse, sendo que possuir outro vínculo empregatício foi o fator que apresentou associação estatisticamente significativa com a ansiedade e estresse, enquanto os níveis de satisfação no trabalho apresentaram associação significativa com a depressão. Conclusão: os níveis de ansiedade, depressão e estresse entre os profissionais de enfermagem foram considerados predominantemente normais, conforme a escala DASS-21. O maior escore de pontuação foi a subescala estresse, seguida pela subescala depressão. Não ter outro vínculo empregatício apresentou-se como um fator preditor para não desenvolver ansiedade e estresse, e a satisfação no trabalho impactou positivamente na avaliação da depressão.

Biografia do Autor

Emanuele Finkler, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira, Graduada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Cascavel Paraná. 

Ariana Rodrigues da Silva Carvalho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente do Colegiado de Enfermagem da Unioeste, campus Cascavel, PR; Doutora em Ciências pela EERP/ USP. 

Tarcisio Vitor Augusto Lordani, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente do Colegiado de Enfermagem da Unioeste, campus Cascavel, PR; Doutor em Biociências e Fisiopatologia da Universidade Estadual de Maringá – UEM.

Reginaldo Passoni dos Santos , Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeiro Assistencial no HUOP – Unioeste; Mestre em Biociências e Saúde pelo PPG- BCS – Unioeste.

Downloads

Publicado

12-07-2025

Como Citar

FINKLER, E.; RODRIGUES DA SILVA CARVALHO, A.; VITOR AUGUSTO LORDANI, T.; PASSONI DOS SANTOS , R. ANSIEDADE, DEPRESSÃO E ESTRESSE DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID-19. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e–34667, 2025. DOI: 10.48075/vscs.v11i1.34667. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/34667. Acesso em: 12 ago. 2025.