DO (DES)PREPARO PARA A ATUAÇÃO PROFISSIONAL APÓS A GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v11i1.34677

Resumo

A transição da academia para o trabalho é desafiadora evidenciando-se dificuldades na inserção laboral e despreparo para enfrentar as demandas da profissão. Objetivo: Evidenciar os motivos elencados por enfermeiros para justificar o despreparo para a atuação profissional. Metodologia: Pesquisa exploratória, com enfoque qualitativo. Foram elegíveis, enfermeiros cadastrados no sistema Cofen/Coren no Estado do Paraná que responderam questionário online que, indagou sobre os motivos do não preparo para atuação após a formação. Os dados foram organizados em códigos e nuvem de palavras com auxílio do software NVivo. As temáticas emergentes foram analisadas conforme referencial de análise temática de Minayo. Resultados: Dos 1550 respondentes, 188 enfermeiras(os) não se sentiram preparadas para atuar, após a graduação pelos motivos expressos nas temáticas: Poucas oportunidades de aprendizado prático; conhecimentos não aprofundados; pouco tempo de estágio, professores despreparados; falta de infraestrutura; metodologias utilizadas pelos professores; discrepância entre o ensino e a realidade, o aprendizado se deu no trabalho após a formação; falta de articulação teoria e prática; insuficiente preparo em laboratório; não entende qual é o papel do enfermeiro; atividade prática sem supervisão docente; ausência de pesquisa. Conclusão: Evidenciar os motivos do não preparo para a atuação pode auxiliar na busca de uma formação de qualidade e, do preparo de profissionais capazes de atuar de forma eficiente no mundo do trabalho, e na prestação de serviços de saúde para a comunidade.

Biografia do Autor

Solange de Fátima Reis Conterno, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Pedagora. Professora Adjunta na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no Curso de Graduação em Enfermagem, na Residência de Enfermagem em Obsterícia e no Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde.

Keliti Cristina Perin, Hospital Universitário do Oeste do Paraná, HUOP

Enfermeira. Graduada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Enfermeira assistencial no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP).

Rosa Maria Rodrigues, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste

Enfermeira. Doutora em Educação. Professora Associada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no Curso de Graduação em Enfermagem e no Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde.

Alessandra Crystian Engles dos Reis

Enfermeira. Doutora em Ensino de Ciências. Professora Adjunta na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no Curso de Graduação em Enfermagem e no Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica.

Downloads

Publicado

17-01-2026

Como Citar

CONTERNO, S. de F. R.; PERIN, K. C.; RODRIGUES, R. M.; REIS, A. C. E. dos. DO (DES)PREPARO PARA A ATUAÇÃO PROFISSIONAL APÓS A GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e34677, 2026. DOI: 10.48075/vscs.v11i1.34677. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/34677. Acesso em: 21 jan. 2026.