ATIVIDADE FÍSICA E DESEMPENHO MOTOR-COGNITIVO

ASSOCIAÇÕES EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v11i1.35894

Resumo

A atividade física na infância tem sido associada a diferentes dimensões do desenvolvimento motor e cognitivo, especialmente às funções executivas. O objetivo deste estudo foi analisar associações entre a prática de atividade física, o desempenho motor-cognitivo e indicadores de funções executivas em crianças em idade escolar. Trata-se de um estudo observacional de delineamento transversal, realizado em escolas do ensino fundamental de um município do sul do Brasil, com coleta de dados entre março e agosto de 2023. A amostra foi composta por 133 escolares, sendo 77 meninas (7,25 ± 1,99 anos) e 56 meninos (7,64 ± 1,99 anos). O nível de atividade física foi avaliado por meio do Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF). O desempenho motor foi mensurado pela Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), enquanto as funções executivas foram avaliadas pela Tarefa de Span de Blocos de Corsi e pelo Teste de Stroop. As análises estatísticas incluíram estatística descritiva, testes de comparação entre grupos independentes e análises de associação entre variáveis, adotando-se nível de significância de 5%. Os resultados evidenciaram associações significativas entre o tempo semanal de atividade física autorreferido e o desempenho em tarefas relacionadas às funções executivas (p < 0,05). Quanto ao desempenho motor, observaram-se diferenças significativas na idade motora entre crianças com maior volume de atividade física, sem associações significativas para o quociente motor. Os achados indicam relações relevantes entre padrões de atividade física, desempenho motor e funções executivas em escolares, reforçando a importância da promoção de estilos de vida ativos na infância.

Biografia do Autor

Katlin Barbosa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atua na área de Educação Física, com interesse em áreas específicas de atuação, como treinamento esportivo, saúde coletiva, educação escolar.

Dartel Ferrari Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Graduado em Fisioterapia (1983), Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Especialista (Residência) em Fisioterapia Neurofuncional e Fisioterapia Ortopédica Traumatofuncional (COFFITO). Especialista Lato Sensu em Biologia do Esporte e Preparação Física. Atualmente é professor Adjunto na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil.

Dayane Cristina Souza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Educação Física, com habilitações em licenciatura e bacharelado. Possui especializações em Educação Especial e Atividade Física para Grupos Especiais. É Mestre e Doutora em Educação Física e Saúde, com ênfase em treinamento físico voltado ao tratamento de doenças crônicas, e realizou pós-doutorado em Educação.

Downloads

Publicado

17-01-2026

Como Citar

BARBOSA, K.; LIMA, D. F.; SOUZA, D. C. ATIVIDADE FÍSICA E DESEMPENHO MOTOR-COGNITIVO: ASSOCIAÇÕES EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e35894 , 2026. DOI: 10.48075/vscs.v11i1.35894. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/35894. Acesso em: 18 jan. 2026.