Edições anteriores

  • Fluxo Contínuo
    v. 7 n. 1 (2024)

    O presente número de Aoristo – International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics é composto por trabalhos oriundos de seu fluxo contínuo. Significa dizer que, nos sete anos de existência da revista, ela já desfruta da autonomia de poder editar números substanciais com a matéria exclusiva da procura de acadêmicos brasileiros e estrangeiros que desejam ter publicados seus artigos, traduções (com direitos autorais verificados) e recensões de livros em nosso domínio, o que para a Equipe Editorial da revista e para o Grupo de Pesquisa de Fenomenologia, Hermenêutica e Metafísica da UNIOESTE (no qual Aoristo está lastreada) é motivo de sereno orgulho e contentamento.

  • Dossiê Gadamer – Herança e ressignificação
    v. 6 n. 2 (2023)

    Na passagem do vigésimo aniversário da morte de Hans-Georg Gadamer, celebrou-se na Universidade  de Évora, a 12 de Março de 2022, uma sessão internacional do seu Seminário Permanente de Fenomenologia, especialmente dedicada a “Gadamer e a herança da Fenomenologia”. Aí nasceu, igualmente, a ideia de juntar as participações mais importantes, que então tiveram lugar, em língua portuguesa e espanhola, num caderno monográfico a submeter à revista Aoristo, em comemoração do pensamento de um dos pensadores mais importantes do século XX e da sua repercussão, não apenas na área da filosofia, mas também no dar forma à modalidade hermenêutica da psicologia e psicoterapia. Esse núcleo inicial veio, ainda, a ampliar-se com a confluência de outros colegas procedentes da Universidade Nacional de Educación a Distancia (UNED) e da Universidade de Turim.

  • Caleidoscópio Byung-Chul Han
    v. 6 n. 1 (2023)

    A obra de Byung-Chul Han conquista merecido destaque no cenário filosófico mundial. Os mais diversos temas de nossa difícil modernidade são analisados por esse instigante pensador envolvendo todas as searas filosóficas. Muitas visões consolidadas são descontruídas e propostas alternativas destacadas para novas compreensões do mundo de hoje. Byung-Chul Han concede dignidade filosófica para questões que envolvem diretamente nossas formas de vida em uma civilização exaurida. O presente dossiê reune alguns pesquisadores engajados na análise da sociedade contemporânea, fazendo uma espécie de caleidoscópio da obra de Byung-Chul Han, uma vez que não existe um mapeamento prévio a ser seguido pelo leitor que se debruça sobre sua obra. Fora do apresentado dossiê, contam ainda artigos, traduções e resenhas oriundos da demanda de fluxo contínuo desse periódico

  • Dossiê: IFEN 25 anos
    v. 5 n. 2 (2022)

    Nos dias 28 e 29 de maio de 2021, o Instituto de Psicologia Fenomenológico Existencial do Rio de Janeiro (IFEN) comemorou 25 anos com a presença de alguns companheiros de jornada. O IFEN foi juridicamente estabelecido em 02 de fevereiro de 1996. O objetivo primordial do grupo era o desenvolvimento de pesquisas para fortalecer a fundamentação de uma prática clínica em Psicologia que tomasse a existência como o mais originário. Atualmente, docentes, discentes e pesquisadores do IFEN ensinam e colocam em prática um diálogo entre a Filosofia, a Literatura e a Psicologia. Essas três áreas do saber norteiam as reflexões temáticas sobre diferentes temas junto à metodologia fenomenológico-hermenêutica. Importa nos estudos dessa escola de psicologia clínica não só a pesquisa como também a atuação clínica nos diferentes sentidos que constituem a experiência humana. 

  • Amizade filosófica entre Brasil e Chile
    v. 5 n. 1 (2022)

    De uma revista científica espera-se que cumpra a função de divulgar resultados de pesquisas, difundir trabalhos e novas ideias e, agora mais do que antes, franquear espaço para o frutífero intercâmbio entre instituições, sob o lema da internacionalização dos saberes. Honrando seu compromisso de periódico acadêmico de filosofia, o presente número de Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics, atende às três mencionadas missões, fazendo ênfase na última.

  • CIRF - Sobre a fenomenologia e seu entorno
    v. 4 n. 2 (2021)

    Com o presente número, Aoristo – International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics (veículo criado no período de franco desenvolvimento dos estudos de fenomenologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, ímpeto este reconhecido a partir do ano de 2013) reafirma sua vocação de difusor do saber fenomenológico, especialmente o de matriz alemã e italiana, no Brasil e em extensões internacionais.

  • Dossiê Harada
    v. 4 n. 1 (2021)

    Este dossiê traz à memória o pensador frei Hermógenes Harada ofm (1928-2009), e seu pensamento. É a gratidão que entoa este trazer à memória, que é, ele mesmo, um empenho de pensar. O pensar acontece, aqui, como uma experiência de uma finitude agraciada. É que para pensar, não nos bastamos a nós mesmos. Precisamos já sempre de outro que nos pro-voque. Precisamos da interpelação daquilo que nos chama ao pensar. Precisamos do diálogo com o outro de nós mesmos e com o outro dos outros também. Como exercício de finitude, o empenho do pensar acontece sempre ao modo de uma finitude agraciada. Por isso, pensar é sempre, de algum modo, agradecer. E, vice-versa, agradecer é pensar. O agradecer se dá desde a memória do coração: é re-cordação. Esta memória remonta não simplesmente ao já passado como fato, mas sim, muito mais, ao ainda vigente na concentração de seu vigor, que recolhido e latente, como possibilidade de ser resguardada no im-pensado, já se lançou rumo ao futuro, nos antecedendo sempre de novo. É esta vigência que nos possibilidade responder, sempre de novo, de modo criativo, ao apelo do porvir.

  • Os afetos na filosofia e a dimensão filosófica dos afetos
    v. 3 n. 2 (2020)

    Mais do que um tema da reflexão filosófica, o afeto quase sempre se fez presente na filosofia como constitutivo do princípio mesmo do filosofar. Assim, em vista dessa centralidade dos afetos na reflexão filosófica, o presente dossiê "Os afetos na filosofia e a dimensão filosófica dos afetos", contempla reflexões que privilegiem não apenas o afeto enquanto questão na filosofia ,mas, especialmente, o afeto como abertura filosófica, ou ainda, a própria filosofia como possibilitada por uma abertura afetiva.

  • Fenomenologia e Hermenêutica
    v. 3 n. 1 (2020)

    Aoristo –International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics traz a lume mais um número, o primeiro composto exclusivamente com textos oriundos do fluxo contínuo de submissões. Entre artigos, traduções e resenhas, o número atual apresenta trabalhos sobre temas afins, ratificando a vocação da revista em divulgar esses registros de pensamento filosófico aliado ao legítimo anseio de congregar, em seu âmbito, pesquisadores nacionais e estrangeiros cujos trabalhos destacam-se pela relevância acadêmica.

    A internacionalização continua a ser missão da revista; é o que se celebra nesta edição, por meio da parceria entre instituições internacionais, ao contarmos com o Prof. Dr. Jesús Ádrian Escudero (UAB, Espanha) como organizador convidado.

  • Dossiê: Encontro Paranaense de Estudos sobre Heidegger
    v. 2 n. 2 (2019)

    A publicação do quarto número de Aoristo –International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics compraz à equipe editorial e ao grupo de pesquisa em Fenomenologia, Hermenêutica e Metafísica, da UNIOESTE, em que as raízes de nossa revista agora encontram solo cuidado por grupo fixo de colaboradores. Por meio desta nova edição, reafirma-se o propósito de acolher, difundir e colaborar com o incremento da produção filosófica de autores nacionaise internacionais, afiliados a seu campo de especialidade. No presente número, Aoristo reúne artigos resultantes do I Encontro Paranaense de Estudos sobre Heidegger, evento organizado pelos professores Roberto Kahlmeyer-Mertens e Marcelo do Amaral Penna-Forte, no seio da Semana Acadêmica de Filosofia da UNIOESTE. O presente número traz textos de alguns dos pesquisadores doutores que palestraram naquela ocasião, somando-lhes escritos de autores que nele não se apresentaram, embora afinados ao seu espírito, ao da revista e, principalmente, ao do cultivo fenomenológico que vigora e se fortalece, no oeste do estado do Paraná, desde 2013, especialmente em torno aos estudos de Heidegger.

  • Dossiê Estudos Dilthey
    v. 2 n. 1 (2019)

    Ao editar seu terceiro número, Aoristo – International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics reafirma seu compromisso de contribuir com a divulgação científica e com o incremento dos estudos de filosofia fenomenológica, de filosofia hermenêutica e de metafísica na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, bem como, modestamente, na cena filosófica brasileira e estrangeira. Como afirmado já em seu projeto editorial, Aoristo reforça seu escopo de realizar-se como espaço de
    acolhida de parceiros nacionais e internacionais. O propósito é reunir instituições e pesquisadores que promoveriam não apenas o estreitamento mútuo de laços acadêmicos, mas também o fomento e a consolidação de ambiente de pesquisa propício à internacionalização e à qualificação da produção intelectual junto aos campos temáticos aqui circunscritos.

    Conjugando esses princípios, o presente número traz, antes dos artigos acolhidos em fluxo contínuo, um dossiê dedicado ao filósofo alemão contemporâneo Wilhelm Dilthey (1883-1911).

  • Dossiê Especial GT Fenomenologia/ANPOF
    v. 1 n. 2 (2017)

    Nesse segundo número, a Aoristo – International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics, inicia a sua edição com um Dossiê Especial: trata-se do lançamento de textos dos membros integrantes do GT/Fenomenologia da ANPOF. Tais escritos, nesse primeiro momento aqui reunidos, resultam dos trabalhos apresentados por ocasião do V Encontro do GT de Fenomenologia da ANPOF, bem como do II Encontro Nacional de Fenomenologia e da X Jornada de Metafísica e Conhecimento promovidos pelo Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Filosofia da UNIOESTE, Campus Toledo, transcorridos nos dias 06 e 07 de julho de 2017. Tais eventos, uma vez conjugados, atestam, inequivocamente, não só a consolidação desse Grupo de Trabalho que agrega professores e pesquisadores das mais diversas instituições nacionais e internacionais, mas perspectivam um novo momento, em especial, para a pesquisa em fenomenologia na UNIOESTE

  • Dossiê Ser e Tempo, 90 Anos de Repercussões
    v. 1 n. 1 (2017)

    Número inaugural da Revista Aoristo. 

    Implícito em seu título, mas declarado em suas políticas e escopo, Aoristo – International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics se propõe como um espaço de acolhida de parceiros nacionais e internacionais, empreendimento que visa a tão almejada internacionalização das instituições de ensino superior, preceito que vale ainda mais para aquelas que trabalham com filosofia. A Revista Aoristo tenciona realizar tal meta, entendendo que qualquer contribuição sua nesse sentido constitua um incremento à literatura filosófica feita no Brasil, bem como no intercâmbio entre instituições e seus respectivos pesquisadores.

    Esse número inaugural traz o dossiê “Ser e tempo, 90 anos de repercussões”.