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Diretrizes para Autores

A apresentação formal do texto da proposta de publicação deverá obedecer às seguintes especificações (Baixar Template do Artigo):

- Página e margens: página no formato A4, margem superior e esquerda a 3,0 cm; margem direita e inferior a 2,0 cm; rodapé a 1,5 cm.

- Redação: o texto deve ser redigido em Português, digitado no software Microsoft Word for Windows ou OpenOffice (ou ainda no formato .RTF), fonte do tipo Arial, tamanho 12, espaçamento entrelinhas 1,5 para o texto e fonte do tipo Arial 10, com espaçamento entrelinhas 1,0 para citações diretas com mais de 3 linhas e demais notas.

- Todos os artigos (Originais, Revisão e Relatos de Experiência, Ensaios e Pontos de Vista) devem ter, no máximo, 6.000 palavras;

Título, Resumo e Abstract: Título em português (em negrito e letras maiúsculas) e inglês (letras minúsculas); Resumo em Português e Inglês (máximo de 300 palavras), Palavras-chave com mínimo de 3 e máximo 5 de descritores, em Português e Inglês. As palavras-chave devem constar preferencialmente nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS);

Texto: todas as partes do corpo do texto, devem ser numeradas (1. Introdução; 2. Metodologia; 3. Resultados e discussão; 4. Conclusão ou Considerações Finais; e 5. Referências).

- Identificação e qualificação dos autores: as informações sobre os autores não devem aparecer no corpo do manuscrito. Elas devem ser incorporadas nos metadados, no momento da submissão, contendo a instituição que trabalham todos os autores, endereço postal telefone, fax do responsável pela submissão, e e-mail de todos os autores. Para garantir a avaliação cega, os manuscritos (arquivos) submetidos não devem ter informações que tornem possível a identificação dos autores;

- Citações e referências: as citações devem ser incluídas no corpo do texto, no formato Autor-Data (NBR 10520/2002), com a respectiva referência relacionada no final do texto (NBR 6023/2002).

Exemplos para citações e referências.

Citações:

- Se a citação estiver incluída na sentença, deve ser em letras minúsculas

A aprendizagem motora, explica Magill (2000, p. 136), refere-se a “uma alteração na capacidade da pessoa em desempenhar uma habilidade, que deve ser inferida como uma melhoria relativamente permanente no desempenho, devido à prática ou à experiência”.

- Se a citação estiver incluída entre parênteses, deve ser em letras maiúsculas

A aprendizagem motora refere-se a “mudanças de processos internos que determinam a capacidade do indivíduo de produzir uma ação motora. O nível de aprendizagem motora do indivíduo melhora com a prática e é, frequentemente, inferido pela observação de níveis relativamente estáveis de performance motora da pessoa” (SCHMIDT; WRISBERG, 2001, p. 190).

- Em citação de 2 ou 3 autores ou mais de uma obra entre parênteses usa-se separação por ponto-e-vírgula

Na administração de marketing atual, tem se tornado cada vez mais importante manter os clientes. Nesse esforço, a confiança nas relações de troca (marketing de relacionamento) manifesta-se como uma noção central, sendo entendida aqui como disposição para contar com um parceiro numa relação de troca, havendo uma capacidade de aceitar a vulnerabilidade face à incerteza (MOORMAN et al., 1992; MORGAN; HUNT, 1994).

- Em citação de mais de 3 autores no corpo do texto, utiliza-se a expressão et al.

Em estudo sobre os hábitos saudáveis de escolares, Both et al. (2007) constaram que existe boa percepção dos escolares na relação entre atividade física, prevenção de doenças, alimentação e excesso de gordura corporal, contudo, em vista dos níveis de percepção observados, salientam melhor abordagem deste tema com o público escolar.

- Citação direta com menos de 3 linhas (no formato de páginas e margens indicado anteriormente)

Para Bracht (2002, p. 193-4) “[...] é forçoso reconhecer que é necessário identificar no processo de constituição e mudança da sociedade moderna [...] um elemento fortemente determinante e/ou condicionante da gênese do desenvolvimento do esporte”.

- Citação direta com mais de 3 linhas (no formato de páginas e margens indicado anteriormente). Parágrafo em bloco, com recuo de 4 cm da margem esquerda, espaço entrelinha de 1,0.

O que tem levado os educadores dos diferentes locais a discutir a formação dos professores é, sem dúvida, o ‘descaminhar’ em que se encontra o processo de ensino que existe dentro das escolas, seja em que modalidade for, ou por despreparo do professor, falta de compromisso, da sua própria competência ao realizar sua docência ou, principalmente, ‘desilusão’ com o seu ‘fazer’ educativo, insatisfação que talvez seja própria da atividade educativa (PERES, 2008, p. 53).

Referências:

Obs: nas referências devem constar todos os autores da publicação, mesmo tendo sido citados com a expressão et al. no texto.

- Livros

BARROS, A. J. P.; LEHFELD, N. A. S. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

MAGILL, R. A. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blücler, 2000.

MALINA, R. M.; BOUCHARD, C.; BAR-OR, O. Growth, maturation and physical activity. 2. ed. Champaign: Human Kinetics Books; 2004.

SCHMIDT, R. A.; WRISBERG, C. A. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

- Capítulos de Livros

BRACHT, V. Esporte, história e cultura. In: PRONI, M.; LUCENA, R. (Orgs.) Esporte: história e sociedade. Campinas: Autores Associados, 2002. p. 191-206.

FREEDSON, P. S.; MELANSON JR., E. L. Measuring physical activity. In: DOCHERTY, D. (Ed.). Measurement in Pediatric Exercise Science. Canadian Society for Exercise Physiology. Champaign: Human Kinetics Books, 1996.

PERES, L. S. O profissional de educação física: reflexos na sua formação e perspectivas de mudança. In: PERES, L. S. (Org.). Práticas pedagógicas em educação física: sonhando com mudanças. Cascavel: Os autores, 2008. p. 27-68.

- Dissertação/Tese

MACHADO, D. R. L. Maturação esquelética e desempenho motor em crianças e adolescentes. 2004. 91f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

MASCARENHAS, F. Entre o ócio e o negócio: teses acerca da anatomia do lazer. 2005. 308f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

- Artigo de Periódico

BRANDL NETO, I.; BRANDL, C. E. H. Um estudo dos métodos de ensino utilizados nas aulas de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Caderno de Educação Física: Estudos e Reflexões, Marechal Cândido Rondon, v. 8, n. 14, p. 19-26, 2009.

FERNANDEZ, A. C.; MELLO, M. D.; TUFIK, S.; CASTRO, P. D.; FISBERG, M. Influência do treinamento aeróbio e anaeróbio na massa de gordura corporal de adolescentes obesos. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, Niterói, v. 10, n. 3, p. 152-8, 2004.

MORGAN, R. M.; HUNT, S. D. The commitment-trust theory of relationship marketing. Journal of Marketing, Maryland, v. 58, n. 3, p. 20-38, 1994.

NOBRE, F. S. S.; COSTA, C. L. A.; OLIVEIRA, D. L.; CABRAL, D. A.; NOBRE, G. C.; CAÇOLA, P. Análise das oportunidades para o desenvolvimento motor (affordances) em ambientes domésticos no Ceará – Brasil. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 9-18, 2009.

- Anais de Evento

MYSKIW, M. Confiança e comprometimento nos relacionamentos entre clubes de futebol e veículos de comunicação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, v. 30, 2007. Santos. Anais... Santos: Intercom, 2007. 1 CD-ROM.

BOTH, J. et al. Hábitos saudáveis: a percepção de escolares de Marechal Cândido Rondon – Paraná. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, v. 8, 2007. Marechal Cândido Rondon. Anais... Marechal Cândido Rondon: Gráfica Líder, 2007, p. 70-76.

- Documentos

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. 134, n. 248, 23 dez. 1996. Seção 1.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação – referências – elaboração. Rio de Janeiro, 2002. 24 p.

- Artigos e/ou Documentos eletrônicos

Da COSTA, L. (Org.). Atlas do Esporte no Brasil. Atlas do Esporte, Educação Física e Atividades Físicas de Saúde e Lazer no Brasil. Conselho Federal de Educação Física. Disponível em: <http://www.confef.org.br/arquivos/atlas/atlas.pdf>. Acessado em: 12 de agosto de 2013.

AMARAL, M. O fenômeno do culto ao corpo moderno e a magreza como símbolo de beleza: estudo sobre o movimento pró-Ana no Brasil. In: VI Congresso Português de Sociologia, 2008. Anais... Lisboa: Universidade Nova de Lisboa. Disponível em: <http://www.aps.pt/vicongresso/pdfs/242.pdf>. Acessado em: 14 de março de 2013.

ARAÚJO, D. C.; SCHEMES, C. O corpo e a mídia: análise de uma campanha publicitária. Lecturas in EducaciónFísica y Deportes, Revista Digital, Buenos Aires, v. 12, n. 118, marzo, 2008. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd118/o-corpo-e-a-midia.htm>. Acessado em: 10 de março de 2008.

4 AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

A avaliação dos trabalhos recebidos é procedida segundo a originalidade, a objetividade, a coerência e a consistência teórico-metodológica, como também as adequações às normas técnicas estabelecidas, sendo operacionalizada nos sistemas peer view (por pares) e blind (revisão cega).

O parecer dos consultores comportará 03 (três) possibilidades: 1) Favorável (aceitação integral); 2) Reformulação (correções obrigatórias para aceitação); e 3) Desfavorável (recusa integral). A aceitação dos trabalhos está condicionada a 2 (dois) pareceres de aceitação integral na primeira rodada de avaliação ou após serem atendidas as reformulações indicadas pelos avaliadores nas rodadas subsequentes, desde que produzidas pelos autores, em rodadas subsequentes.

5 ENVIO DOS TRABALHOS

O Caderno de Educação Física e Esporte opera com o sistema de submissão por “fluxo contínuo”, isto é, os manuscritos podem ser submetidos em qualquer data. Assim que forem enviados, serão designados os avaliadores e, em caso de aprovação, serão incorporados no próximo número a ser publicado.

O manuscrito deve ser enviado em formato digital, através do Portal Saber (Sistema de Acesso à Biblioteca Eletrônica de Revistas - Plataforma SEER) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), no seguinte endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/about/submissions#onlineSubmissions.

Para submeter o trabalho é necessário realizar o cadastro como Autor e seguir as orientações (passos) constantes no próprio sistema.

6 DECLARAÇÕES DE RESPONSABILIDADE E DIREITOS AUTORAIS

O(s) autor(es) deve(m) encaminhar para o Editor do Caderno de Educação Física e Esporte (pelo procedimento abaixo descrito), a Declaração de Responsabilidade de Autoria (modelo baixe aqui), que deve constar as assinaturas de todos os autores responsáveis pela publicação e indicados no metadados, bem como a Declaração de Cessão dos Direitos Autorais (modelo baixe aqui), que cedem para a revista os direitos exclusivos de publicação do manuscrito.

As declarações devem ser encaminhadas em formato digital. Depois de elaborarem e assinarem o documento, os autores devem digitalizar ou converter os documentos (.jpeg ou .pdf) e encaminhá-los juntamente com o manuscrito, no link <Documento Suplementar>. Este procedimento deve ser feito no momento de realizar a submissão do manuscrito. Esta submissão compreende 5 passos. No passo 3 deve ser feita a postagem do arquivo do manuscrito e no passo 4 a postagem das declarações digitalizada, juntamente com quaisquer outros documentos suplementares, como por exemplos figuras em alta resolução (gráficos ou imagens).

7 COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

O(s) autor(es) deve(m) apresentar ao Editor do Caderno de Educação Física e Esporte a cópia digitalizada do documento de aprovação da pesquisa em Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), credenciado no CONEP. As informações sobre a aprovação no CEP devem ser apresentadas no texto, na seção Metodologia, com informações do número do protocolo Conep ou número do Parecer de Aprovação do CEP. Caso a pesquisa não tenha sido submetida a um CEP, os autores devem encaminhar uma Declaração de Realização dos Procedimentos Éticos em Pesquisa (modelo baixe aqui).

Depois de elaborarem e assinarem essa declaração, o autor responsável pela pesquisa deve digitalizar ou converter o documento (.jpeg ou .pdf) e encaminhá-la juntamente com os demais documentos suplementares, no passo 4.

8 ORIENTAÇÕES FINAIS

Todos os artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores, cuja publicação não é remunerada. Os direitos autorais, em caso de aceitação do trabalho pelo Caderno de Educação Física e Esporte são de propriedade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), sendo permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".

  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.unioeste.br) estão ativos e prontos para clicar.

  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

  5. Para artigos, revisões ou relatos: o texto deve ter no máximo 8.000 palavras. Para Ensaios e Pontos de Vista, deve ter no máximo 5.000 palavras.

  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word ou Writer, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.

  7. O texto é resultado de meu trabalho (e colaboradores), o que permite tornar pública minha (nossa) responsabilidade pelo seu conteúdo. Trata-se de um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha/nossa autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.

  8. Em caso de estudos originais envolvendo seres humanos, declaramos que todos os procedimentos éticos foram adotados (baixe aqui o modelo de Declaração) e/ou que o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da minha instituição ou de outra em que o Comitê de Ética tenha emitido seu Parecer de Aprovação com número de registro no CONEP.

  9. Em caso de aceitação do artigo por parte do Caderno de Educação Física e Esporte, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Comissão Editorial, sendo permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.

 

Declaração de Direito Autoral

O(s) autor(es) deve(m) encaminhar para o Editor do Caderno de Educação Física e Esporte (pelo procedimento abaixo descrito), a DECLARAÇÃO DA RESPONSABILIDADE DA AUTORIA, como também a DECLARAÇÃO DE CESSÃO DOS DIREITOS AUTORAIS. Seguem modelos das declarações abaixo.

PROCEDIMENTO DE ENVIO DA DECLARAÇÃO:
A declaração deve ser encaminhada através do sistema (SEER), no formato digital. Depois de elaborarem e assinarem o documento, os autores devem digitalizar o documento e encaminhá-la juntamente com o manuscrito, como documento suplementar. Este procedimento é feito no momento de realizar a submissão do trabalho. Esta submissão compreende 5 passos. No passo 3 deve ser feita a postagem do arquivo do manuscrito e no passo 4 a postagem da declaração digitalizada, juntamente com outros documentos suplementares, se houver.


DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE DA AUTORIA (baixe aqui o modelo)

Senhor Editor,

Caderno de Educação Física e Esporte,

Declaro/Declaramos que participamos suficientemente do artigo "xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx" para tornar pública a nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Declaro/Declaramos que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha/nossa autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.

Declaro/Declaramos estar cientes de que a não-observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (n. 9609 de 19 de fevereiro de 1998). Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.


Local, data.

Assinaturas


DECLARAÇÃO DE CESSÃO DOS DIREITOS AUTORAIS (baixe aqui o modelo)

Senhor Editor,

Caderno de Educação Física e Esporte,

Declaro/Declaramos que em caso de aceitação do artigo "xxxxxxxxxxxxxxxxxxx" por parte do Caderno de Educação Física e Esporte concordo/amos após a sua publicação em formato digital ou impresso que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade partilhada entre este periódico e os autores, que têm o direito de compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo em repositórios institucionais, sites pessoais, redes sociais ou outros meios, desde que citada a fonte.

Outrossim, também concordamos que todos os usuários da revista têm permissão para descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer outro propósito legal, desde que não tenha objetivo comercial ou fins lucrativos, desde que citada a fonte.

Local, data.

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.