Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O manuscrito é um trabalho original e inédito, e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha/nossa autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.

  • O manuscrito para submissão está no formato do Template, com todas as suas normativas e recomendações adaptadas à submissão. Segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

  • Todos os endereços de páginas na Internet (URL's, DOI), incluídas no texto (Ex.: http://www.unioeste.br) estão ativos e prontos para clicar.

  • Para Artigos Originais, Artigos de Revisão, Relatos de Experiência, Ensaios e Pontos de Vista, o manuscrito deve ter no máximo 6.000 palavras.

  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word ou Writer, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.

  • O texto é resultado de meu trabalho (e dos colaboradores), o que permite tornar pública minha (nossa) responsabilidade pelo seu conteúdo. Sabemos que o texto será escaneado e rastreado para verificação de cópias indevidas, pelo detector de plágio da revista (CopySpider), e que, caso seja encontrada uma cópia indevida, a submissão será sumariamente rejeitada.

  • Em caso de estudos originais envolvendo seres humanos, declaramos que todos os procedimentos éticos foram adotados (Baixe aqui o modelo) e/ou que o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da minha instituição ou de outra em que o Comitê de Ética tenha emitido seu Parecer de Aprovação com número de registro no CONEP.

  • Em caso de aceitação do artigo por parte do Caderno de Educação Física e Esporte, concordo que os direitos autorais serão distribuídos pela são distribuídos a partir da licença Creative Commons (CC  BY-NC-SA - 4.0), sendo permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.

  • Todos os autores do manuscrito apresentam seu registro no ORCID. Obs. O identificador ORCID pode ser obtido no Registro ORCID.

Diretrizes para Autores

A apresentação formal do texto da proposta de publicação deverá obedecer às seguintes especificações abaixo.

ATENÇÃO: Para facilitar o processo de escrita do artigo, recomendamos que seja descarregado o Template do artigo no qual contém todas as normas exigidas para a publicação.

A não observância das normas exigidas pela revista poderá atrasar o processo de avaliação até que os autores adequem o seu texto às normas nele contido.

A Comissão Editorial do Caderno de Educação Física e Esporte passou a exigir que todos os autores de artigos em submissão tenham o seu registro identificador no ORCID e inseridos nos metadados no ato da submissão (os autores devem incluir a URL completa do seu ORCID, por exemplo: https://orcid.org/0000-0000-1999-2021). 

A Comissão Editorial do Caderno de Educação Física e Esporte, adotou a utilização do software CopySpider para testar todos os manuscritos submetidos, na tentativa de verificar a existência de cópias indevidas de outros documentos já publicados (plágio ou auto plágio) e disponíveis na internet.

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NORMAS:

- Página e margens: página no formato A4, margem superior e esquerda a 3,0 cm; margem direita e inferior a 2,0 cm; rodapé a 1,5 cm.

- Redação: o texto deve ser redigido em Português, digitado no software Microsoft Word for Windows ou OpenOffice (ou ainda no formato .RTF), fonte do tipo Calibre, tamanho 12, espaçamento entrelinhas 1,5 para o texto e fonte do tipo Calibre 10, com espaçamento entrelinhas 1,0 para citações diretas com mais de 3 linhas e demais notas.

- Todos os artigos (Originais, Revisão e Relatos de Experiência, Ensaios e Pontos de Vista - ver política de seção) devem ter, no máximo, 6.000 palavras;

Título, Resumo e Abstract: Título em português (em negrito e letras minúsculas) e inglês (letras minúsculas); Resumo em Português e Inglês (máximo de 300 palavras), Palavras-chave com mínimo de 3 e máximo 5 de descritores, em Português e Inglês. As palavras-chave devem constar preferencialmente nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS);

Texto deve ser apresentado com as seguintes partes, não numeradas:

INTRODUÇÃO; MÉTODOS; RESULTADOS E DISCUSSÃO; CONCLUSÃO; REFERÊNCIAS

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- Identificação e qualificação dos autores: as informações sobre os autores não devem aparecer no corpo do manuscrito. Elas devem ser incorporadas nos metadados, no momento da submissão, contendo a filiação institucional de todos os autores (Instituição e Sigla), endereço postal, telefone do responsável pela submissão, e e-mail de todos os autores. Para garantir a avaliação cega, os manuscritos (arquivos) submetidos não devem ter informações que tornem possível a identificação dos autores;

- Citações e referências: as citações devem ser incluídas no corpo do texto, no formato Autor-Data (NBR 10520/2002), com a respectiva referência relacionada no final do texto (NBR 10520/2023).

Exemplos para citações e referências.

Citações:

- Se a citação estiver incluída na sentença, deve ser em letras minúsculas

A aprendizagem motora, explica Magill (2000, p. 136), refere-se a “uma alteração na capacidade da pessoa em desempenhar uma habilidade, que deve ser inferida como uma melhoria relativamente permanente no desempenho, devido à prática ou à experiência”.

- Se a citação estiver incluída entre parênteses, deve ser em letras maiúsculas

A aprendizagem motora refere-se a “mudanças de processos internos que determinam a capacidade do indivíduo de produzir uma ação motora. O nível de aprendizagem motora do indivíduo melhora com a prática e é, frequentemente, inferido pela observação de níveis relativamente estáveis de performance motora da pessoa” (Schmidt; Wrisberg, 2001, p. 190).

- Em citação de 2 ou 3 autores ou mais de uma obra entre parênteses usa-se separação por ponto-e-vírgula

Na administração de marketing atual, tem se tornado cada vez mais importante manter os clientes. Nesse esforço, a confiança nas relações de troca (marketing de relacionamento) manifesta-se como uma noção central, sendo entendida aqui como disposição para contar com um parceiro numa relação de troca, havendo uma capacidade de aceitar a vulnerabilidade face à incerteza (Moorman et al., 1992; Morgan; Hunt, 1994).

- Em citação de mais de 3 autores no corpo do texto, utiliza-se a expressão et al., em itálico.

Em estudo sobre os hábitos saudáveis de escolares, Both et al. (2007) constaram que existe boa percepção dos escolares na relação entre atividade física, prevenção de doenças, alimentação e excesso de gordura corporal, contudo, em vista dos níveis de percepção observados, salientam melhor abordagem deste tema com o público escolar.

- Citação direta com menos de 3 linhas (no formato de páginas e margens indicado anteriormente)

Para Bracht (2002, p. 193-4) “[...] é forçoso reconhecer que é necessário identificar no processo de constituição e mudança da sociedade moderna [...] um elemento fortemente determinante e/ou condicionante da gênese do desenvolvimento do esporte”.

- Citação direta com mais de 3 linhas (no formato de páginas e margens indicado anteriormente). Parágrafo em bloco, com recuo de 4 cm da margem esquerda, espaço entrelinha de 1,0.

O que tem levado os educadores dos diferentes locais a discutir a formação dos professores é, sem dúvida, o ‘descaminhar’ em que se encontra o processo de ensino que existe dentro das escolas, seja em que modalidade for, ou por despreparo do professor, falta de compromisso, da sua própria competência ao realizar sua docência ou, principalmente, ‘desilusão’ com o seu ‘fazer’ educativo, insatisfação que talvez seja própria da atividade educativa (Peres, 2008, p. 53).

Exemplos de como citar nas referências:

IMPORTANTE: NAS REFERÊNCIAS DEVEM CONSTAR TODOS OS AUTORES DA PUBLICAÇÃO, MESMO TENDO SIDO CITADOS COM A EXPRESSÃO "et al." NO TEXTO.

ATENÇÃO: Adotamos o padrão APA para este quesito. Quando houver até sete (7) autores, deve-se referenciar todos os nomes, separá-los com ponto e vírgula ( ; ). Quando houver mais de sete autores, referenciar os primeiros seis, seguido de três pontos espaçados (suprimindo os demais autores) e acrescentar o nome do último autor.

Exemplo de referência com mais de sete autores:

FERNÁNDEZ, J. F. T.; BEDOYA, V. A. M.; GERLERO, J.; BESTRAD, P.; LAZZAROTTI FILHO, A.; DIAS, C.; ... ; REYES, A.

MALINA, R. M.; BOUCHARD, C.; BAR-OR, O. Growth, maturation and physical activity. 2. ed. Champaign: Human Kinetics Books; 2004.

SCHMIDT, R. A.; WRISBERG, C. A. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

- Referência de Capítulo de Livro

BRACHT, V. Esporte, história e cultura. In: PRONI, M.; LUCENA, R. (Orgs.) Esporte: história e sociedade. Campinas: Autores Associados, 2002. p. 191-206.

- Referência de Dissertação/Tese

MACHADO, D. R. L. Maturação esquelética e desempenho motor em crianças e adolescentes. 2004. 91f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-14072006-095730/publico/Mestrado-Completo.pdf Acesso em: 15/11/2009.

MYSKIW, M. Nas controvérsias da várzea: trajetórias e retratos etnográficos em um circuito de futebol da cidade de Porto Alegre. 2012. 415f. Tese (Doutorado em Ciências do Movimento Humano) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/67002/000869338.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 12/11/2018.

- Referência de Artigo de Periódico

AUTOR, A. B. C.; COAUTOR, D. E. F. Título do artigo todo em minúsculas. Título do Periódico sem Abreviações, v. ?, n. ?, p. xx-xx, ano. DOI: https://doi.org/... ou caso não tenha o DOI, apresentar Disponível em: URL: www.página do artigo na revista.pdf

FERREIRA, N. R. C.; OLIVEIRA, V. DE; BACIEGA, S. A. DA S.; TESSUTI, V. D.; TERTULIANO, I. W. Los aspectos psicológicos de la gimnasia artística: enfoque en la categoría pre-infantil. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 25, n. 267, p. 132-46, 2020. DOI: https://doi.org/10.46642/efd.v25i267.1622

FIUSA, J. M.; FRÉZ, A. R.; PEREIRA, W. M. Análise estabilométrica após exercícios proprioceptivos: estudo clínico controlado randomizado. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, v. 25, n. 1, p. 63-7, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.7322/JHGD.96769  

DIAS, A. A.; MUOTRI, R. W. Perfil motivacional de praticantes do Método Pilates em Barueri - SP. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 16, n. 2, p. 11-17, 2018. DOI: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2018.v16.n2.p11

FERNÁNDEZ, J. F. T.; BEDOYA, V. A. M.; GERLERO, J.; BESTRAD, P.; LAZZAROTTI FILHO, A.; DIAS, C.; ... ; REYES, A. Producción de conocimiento en ocio, recreación y tiempo libre en América Latina. Licere, v. 17, n. 2, p. 192-221, 2014. DOI: https://doi.org/10.1055/s-0031-1291250

SOUSA, G. A. de; SANTOS, A. S. dos; SALGADO, J. V. V. Avaliação da qualidade de vida em idosas ativas e sedentárias de Araújos - MG. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 20, p. e-27322, 2022. DOI:  https://doi.org/10.36453/cefe.2022.27322 

- Referência de Anais de Evento

JEZINE, E. As práticas curriculares e a extensão universitária. In: Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2004. Anais... UFMG, Belo Horizonte. Disponível em: https://www.ufmg.br/congrext/Gestao/Gestao12.pdf  Acesso em: 20 de agosto de 2021.

NOGUEIRA, G. S.; DA SILVA, A. B. L.; DA SILVA, C. N.; CASTRO, A. P. A prática de atividade física como suporte ao envelhecimento saudável. In: Congresso internacional do envelhecimento humano. 2017. Anais... Realize Eventos Científicos & Editora, Campina Grande, 2017. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/cieh/2017/TRABALHO_EV075_MD4_SA7_ID64_11092017171243.pdf  Acesso  em: 12/10/2018.

- Referência de Documentos

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 01/2002, 2002, institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf Acesso em: 21/05/2019.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. 134, n. 248, 23 dez. 1996. Seção 1. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html Acesso em: 10/03/2012.

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4 AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

A avaliação dos trabalhos recebidos é procedida segundo a originalidade, a objetividade, a coerência e a consistência teórico-metodológica, como também as adequações às normas técnicas estabelecidas, sendo operacionalizada através da política revisão duplo-cego por pares (double-blind peer review).

O parecer dos consultores comportará 03 (três) possibilidades: 1) Favorável (aceitação integral); 2) Revisões Necessárias (correções obrigatórias para aceitação); e 3) Desfavorável (recusa integral). A aceitação dos trabalhos está condicionada a 2 (dois) pareceres de aceitação integral na primeira rodada de avaliação ou após serem atendidas as reformulações indicadas pelos avaliadores nas rodadas subsequentes, desde que produzidas pelos autores. Em caso de divergência ou discrepância entre os pareceres dos dois revisores do artigo avaliado, um terceiro revisor será designado para emitir um novo parecer da avaliação do artigo.

 

5 ENVIO DOS TRABALHOS

O Caderno de Educação Física e Esporte opera com o sistema de submissão por “fluxo contínuo”, isto é, os manuscritos podem ser submetidos em qualquer data. Assim que forem enviados, serão designados os avaliadores e, em caso de aprovação, serão incorporados no próximo número a ser publicado.

O manuscrito deve ser enviado em formato digital, através do Portal Saber (Sistema de Acesso à Biblioteca Eletrônica de Revistas - Plataforma SEER) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), no seguinte endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/about/submissions#onlineSubmissions.

Para submeter o trabalho é necessário realizar o cadastro como Autor e seguir as orientações (passos) constantes no próprio sistema.

 

6 DECLARAÇÕES DE RESPONSABILIDADE E DIREITOS AUTORAIS

O(s) autor(es) deve(m) encaminhar para o Editor do Caderno de Educação Física e Esporte (pelo procedimento abaixo descrito) a Declaração de Responsabilidade de Autoria (registre-se na revista e esteja logado para baixar a declaração), que deve constar as assinaturas de todos os autores responsáveis pela publicação e indicados no metadados, bem como a Declaração de Cessão dos Direitos Autorais (registre-se na revista e esteja logado para baixar a declaração), que cedem para a revista os direitos exclusivos de publicação do manuscrito.

As declarações devem ser encaminhadas em formato digital. Depois de elaborarem e assinarem o documento, os autores devem digitalizar e converter os documentos (.pdf) e encaminhá-los juntamente com o manuscrito, como Documento Suplementar. Este procedimento deve ser feito antes de concluir a submissão do manuscrito (texto do artigo), juntamente com quaisquer outros documentos suplementares, como por exemplos figuras em alta resolução (gráficos ou imagens), na opção carregar outros documentos.

 

7 COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

O(s) autor(es) deve(m) apresentar ao Editor do Caderno de Educação Física e Esporte a cópia digitalizada do documento de aprovação da pesquisa em Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), credenciado no CONEP, como Documento Suplementar. As informações sobre a aprovação no CEP devem ser apresentadas no texto, na seção Métodos, com informações do Número do CAAE ou número do Parecer de Aprovação do CEP. 

Depois de elaborarem e assinarem essa declaração, o autor responsável pela pesquisa deve digitalizar ou converter o documento (.pdf) e encaminhá-la juntamente com os demais Documentos Suplementares.

 

8 ORIENTAÇÕES FINAIS

Todos os artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores, cuja publicação não é remunerada. Os direitos autorais, em caso de aceitação do trabalho, são distribuídos a partir da licença Creative Commons (CC: BY-NC-SA - 4.0).

Estágio Supervisionado na Formação em Educação Física

Seção Especial, Volume 20

Artigo Original

Artigo Original se constitui como uma investigação inédita baseada em dados (coleta de dados seja com seres humanos, animais ou com outras fontes), com rigor na seleção dos dados e utilizando princípios teórico-metodológicos científicos. O Artigo Original contém as fases fundamentais da pesquisa científica: o problema e os objetivos, o delineamento dos métodos e a análise dos dados, os resultados e discussão e a conclusão. É, então, um texto dissertativo que busca apresentar à comunidade científica resultados de um estudo inédito sobre determinada área de conhecimento.

Artigo de Revisão

O Artigo de Revisão é constituído de uma análise crítica e reflexiva sobre um material já elaborado (publicado), formado principalmente de artigos originais. Um Artigo de Revisão deve ser metodologicamente delineado pelas orientações do PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses), mesmo não sendo uma revisão sistemática para estudos clínicos.

Relato de Experiência

O Relato de Experiência é um artigo que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação (por exemplo, um projeto de extensão universitária, uma experiência pedagógica ou profissional, etc.). Nele são claramente descritos as motivações e os delineamentos metodológicos utilizado no projeto para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões que a vivência trouxe àquele (a) que a viveu. O Relato de Experiência é feito de modo contextualizado, com objetividade e consubstanciado teoricamente. Em outras palavras, não é uma narração emotiva e subjetiva, nem uma mera divagação pessoal e aleatória.

(Para maiores detalhes click aqui).

Ensaio

O Ensaio é um artigo de caráter crítico sobre determinado tema ou questão científica, por vezes ainda pouco debatida, e com diferentes perspectivas de análise. O Ensaio é redigido de forma contextualizada, a fim de expor lógica e claramente as reflexões e argumentação dos autores. Ou seja, o Ensaio deve mostrar criticamente as contradições teórico-científicas sobre o tema, levando os leitores a também refletirem criticamente sobre o tema numa perspectiva futura de investigação.

Ponto de Vista

O Ponto de Vista se constitui como um artigo sobre um tema em que há divergências teóricas e metodológicas, em que os autores apresentam a sua contribuição na reflexão sobre o mesmo. O Ponto de Vista se diferencia do artigo de Ensaio quando os autores defendem claramente um posicionamento teórico sobre determinado tema em questão. Ao apresentarem um claro posicionamento sobre determinada abordagem teórica sobre o tema, sua defesa não implicará, necessariamente, numa orientação para investigações futuras.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.