Leitura de jogo e tomada de decisão: elementos táticos do jogo nos esportes coletivos

Raquel Valente de Oliveira, Bruno Minuzzi Lanes

Resumo


INTRODUÇÃO: A Pedagogia do Esporte se configura como uma área de conhecimento que se dedica em estudar as práticas esportivas e compreendê-las em sua complexidade. Os esportes coletivos, nesse contexto, vêm ganhando destaque, bem como alguns dos elementos táticos que compõem o jogo, como a Leitura de Jogo e a Tomada de Decisão.
OBJETIVO: A partir disso, essa pesquisa objetiva discorrer, junto a literatura da área, sobre os conceitos de Leitura de Jogo e Tomada de Decisão nos esportes coletivos, alicerçados nos conhecimentos da Pedagogia do Esporte.
MÉTODOS: Para isso, realizou-se uma pesquisa teórica, cujas principais fontes utilizadas foram livros, capítulos de livros e artigos científicos.
RESULTADOS: Desse modo, foi possível constatar que os elementos táticos de Leitura de Jogo e Tomada de Decisão influenciam diretamente no desenvolvimento e aprimoramento dos processos cognitivos dos jogadores quando imersos no contexto esportivo. De acordo com pesquisas da área, tais processos cognitivos se fazem essenciais para que o jogador solucione os problemas emergentes dos esportes coletivos, alicerçado em uma gama de informações do ambiente.
CONCLUSÃO: Por meio desta pesquisa e dos conceitos por ela abordados, foi possível apontar conhecimentos necessários à atuação dos jogadores nos mais diversos esportes coletivos, assim como orientar o trabalho pedagógico de professores ou treinador em sua atuação profissional.

ABSTRACT. Game reading and decision making: tactical elements of the game in collective sports.
BACKGROUND: The Pedagogy of Sport is configured as an area of knowledge that is dedicated to studying sports practices and understanding them in their complexity. Collective sports in this context are gaining prominence, as well as some of the tactical elements that make up the game, such as Reading Game and Decision Making.
OBJECTIVE: From this, this research aims to discuss, together with the literature of the area, the concepts of Reading Game and Decision Making in collective sports, based on the knowledge Pedagogy of Sports.
METHODS: For this, a theoretical research was carried out, whose main sources used were books, book chapters and scientific articles.
RESULTS: Thus, it was possible to verify that the tactical elements of Game Reading and Decision Making directly influence the development and improvement of the players’ cognitive processes when immersed in the sports context. According to research in the area, such cognitive processes are essential for the player to solve the problems emerging from team sports, based on a range of environmental information.
CONCLUSION: Through this research and the concepts addressed by it, it was possible to point out the necessary knowledge for the performance of players in the most diverse team sports, as well as guiding the pedagogical work of teachers or coach in their professional performance.

Palavras-chave


leitura de jogo; tomada de decisão; esportes coletivos.

Texto completo:

PDF

Referências


AFONSO, J.; GARGANTA, J.; MESQUITA, I. A tomada de decisão no desporto: o papel da atenção, da antecipação e da memória. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desenvolvimento Humano, Florianópolis, v. 14, n. 5, p. 592-601, 2012.

BALZANO, O. N. Metodologia dos Jogos Condicionados para o Futsal e Educação Física Escolar. Várzea Paulita: Fontoura, 2012.

BARBANTI, V. J. Dicionário de Educação Física e Esporte. Barueri: Manole, 2011.

BENTO, J. O. Contexto da Pedagogia do Desporto: perspectivas e problemáticas. Lisboa: Livros Horizonte, 1999.

BENTO, J. O. Desporto, saúde, vida: em defesa do desporto. Lisboa: Livros Horizonte, 1991.

BUNKER, D.; THORPE, R. A model for the teaching of games in secondary schools. Bulletin of Physical Education, Spring, v. 18, n. 1, p. 5-8, 1982.

COSTA, I. T. da; CARDOSO, F. Avaliação da cognição no futebol: limitações e avanços científicos. In: NASCIMENTO, J. V. do; RAMOS, V.; TAVARES, F. (Orgs.). Jogos desportivos: formação e investigação. Florianópolis: Udesc, 2013. p. 225-46.

DEMO, P. Pesquisa e construção de conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2009.

FLORES-MENDOZA, C. E.; NASCIMENTO, E. Inteligência: o construto melhor investigado em psicologia. Boletín de Psicologia, La Rioja, v. 1, n. 114, p. 37-64, 2001.

GALATTI, L. R. Pedagogia do Esporte: o livro didático como um mediador no processo de ensino e aprendizagem de jogos esportivos coletivos. 2006. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

GALATTI, L. R.; FERREIRA, H. B.; SILVA, Y. P. G.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte: procedimentos pedagógicos aplicados aos jogos esportivos coletivos. Conexões, Campinas, v. 6 n. esp., p. 397-408, 2008.

GALATTI, L. R.; REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J.; PAES, R. R.; SEOANE, A. M. Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Revista da Educação Física, Maringá, v. 25, n. 1, p. 153-62, 2014.

GALATTI, L. R.; SERRANO, P.; SEOANE, A. M.; PAES, R. R. Pedagogia do Esporte e Basquetebol: aspectos metodológicos para o desenvolvimento motor e técnico do atleta em formação. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 79-93, 2012.

GARGANTA, J. Para uma teoria dos jogos desportivos coletivos. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. (Orgs.). O ensino dos jogos desportivos coletivos. 2. ed. Lisboa: Universidade do Porto, 1998. p. 11-25.

GARGANTA, J.; OLIVEIRA, J. Estratégia e tática nos jogos desportivos Coletivos. In: OLIVEIRA, J.; TAVARES, F. (Orgs.). Estratégia e tática nos jogos desportivos coletivos. Portugal: Minerva, 1996. p. 7-23.

GIUSTI, J. G. M.; GALATTI, L. R.; VOSER, R. C.; AZEVEDO, M. R. O ensino do esporte através do jogo: análise, possibilidades e desafios na educação física escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 3, p. 433-45, 2017.

GRAÇA, A.; MESQUITA, I. A investigação sobre os modelos de ensino dos jogos desportivos. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto, v. 7, n. 3, p. 401-21, 2007.

GRECO, P. J. Cogni(a)ção: conhecimento, processos cognitivos e modelos de ensino-aprendizagem-treinamento para o desenvolvimento da criatividade (tática). Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto, v. 4, n. 2, p. 56-9, 2004.

GRECO, P. J. Conhecimento tático-técnico: eixo pendular da ação tática (criativa) nos jogos esportivos coletivos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 20, n. 5, p. 210-2, 2006a.

GRECO, P. J. Conhecimento técnico-tático: o modelo pendular do comportamento e da ação tática nos esportes coletivos. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte e Exercício, Brasília, v. 0, n. 1, p. 107-29, 2006b.

GRECO, P. J. Iniciação Esportiva Universal: metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

GRECO, P. J. Métodos de Ensino-aprendizagem-treinamento nos Jogos esportivos coletivos. In: GARCIA, E. S.; LEMOS, K. L. M. (Orgs.). Temas atuais VI em educação física e esportes. Belo Horizonte: Health, 2001. p. 48-72.

GRECO, P. J.; BENDA, R. N. Iniciação esportiva universal. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

JIMÉNEZ, F. J. Análisis estructural de las situaciones de enseñanza en los desportes colectivos. Acción Motriz, Gran Canaria, n. 6, p. 39-57, 2011.

LAGARDERA, F.; LAVEGA, P. Introducción a la Praxiología Motriz. Barcelona: Paidotribo, 2003.

LANES, B. M.; RIBAS, J. F. M. As Interações Motrizes do Voleibol e o Método Situacional: reflexões para o processo de ensino-aprendizagem. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 220-30, 2018.

LIMA, C. O. V. Desenvolvimento do conhecimento tático declarativo e processual no processo de ensino-aprendizagem-treinamento do voleibol escolar. 2008. 166f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

MATIAS, C. J. A. S. O conhecimento tático declarativo e a distribuição de jogo do levantador de voleibol: da formação ao alto nível. 2009. 260f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Esporte) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

MATIAS, C. J. A. S.; GRECO, P. J. Cognição e ação nos jogos esportivos coletivos. Ciências e Cognição, Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 252-71, 2010.

MOURA, C. C.; GALATTI, L. R.; BALBINO, H. F.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte: a importância da utilização da situação problema no processo de ensino e aprendizagem dos jogos esportes coletivos. Educação Física em Revista, Brasília, v. 2, n. 1, p. 1-5, 2008.

PAES, R. R. Educação física escolar: o esporte como conteúdo pedagógico do ensino fundamental. Canoas: Ulbra, 2001.

PAES, R. R. Pedagogia do esporte e os jogos coletivos. In: DE ROSE JÚNIOR, D. Esporte e atividade física na infância e na adolescência. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 89-98.

PARLEBAS, P. Jogos, deportes y sociedade: léxico de Praxiología Motriz. Barcelona: Paidotribo, 2001.

PIMENTEL, R. M.; GALATTI, L. R.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte e iniciação esportiva tardia: perspectivas a partir da modalidade basquetebol. Pensar a Prática, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 1-15, 2010.

REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J.; MONTAGNER, P. C. Pedagogia do esporte: aspectos conceituais da competição e estudos aplicados. São Paulo: Phorte, 2013.

RIBAS, J. F. M. Praxiologia motriz e voleibol: elementos para o trabalho pedagógico. Ijuí: Unijuí, 2014.

SALVADOR, A. D. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica. Porto Alegre: Sulina, 1986.

SAMULSKI, D. M. Psicologia do esporte: manual para a educação física, psicologia e fisioterapia. São Paulo: Manole, 2002.

TAVARES, F.; GRECO, P. J.; GARGANTA, J. Perceber, conhecer, decidir e agir nos jogos desportivos coletivos. In: TANI, G.; BENTO, O. J.; PETERSEN, S. D. R. (Orgs.). Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara, 2006. p. 284-98.

VENDITTI Jr., R.; SOUSA, M. A. Tornando o “jogo possível”; reflexões sobre a Pedagogia do Esporte, os fundamentos dos jogos desportivos coletivos e a aprendizagem motora. Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, 2008.




DOI: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p69

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Incluir comentário ';



Direitos autorais 2020 Direitor Autorais Partilhados

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Caderno de Educação Física e Esporte

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Campus de Marechal Cândido Rondon

Rua Pernambuco, 1777 | Centro

Marechal Cândido Rondon | Paraná | 85960-000

F: (45) 3284 7855

E-mail: revista.cefe@unioeste.br

Facebook: https://www.facebook.com/RevistaCEFE/