Leitura de jogo e tomada de decisão: elementos táticos do jogo nos esportes coletivos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p69
Agencias de apoyo
CAPES- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil - Código de Financiamento 001

Palabras clave:

leitura de jogo, tomada de decisão, esportes coletivos.

Resumen

INTRODUÇÃO: A Pedagogia do Esporte se configura como uma área de conhecimento que se dedica em estudar as práticas esportivas e compreendê-las em sua complexidade. Os esportes coletivos, nesse contexto, vêm ganhando destaque, bem como alguns dos elementos táticos que compõem o jogo, como a Leitura de Jogo e a Tomada de Decisão. OBJETIVO: A partir disso, essa pesquisa objetiva discorrer, junto a literatura da área, sobre os conceitos de Leitura de Jogo e Tomada de Decisão nos esportes coletivos, alicerçados nos conhecimentos da Pedagogia do Esporte. MÉTODOS: Para isso, realizou-se uma pesquisa teórica, cujas principais fontes utilizadas foram livros, capítulos de livros e artigos científicos. RESULTADOS: Desse modo, foi possível constatar que os elementos táticos de Leitura de Jogo e Tomada de Decisão influenciam diretamente no desenvolvimento e aprimoramento dos processos cognitivos dos jogadores quando imersos no contexto esportivo. De acordo com pesquisas da área, tais processos cognitivos se fazem essenciais para que o jogador solucione os problemas emergentes dos esportes coletivos, alicerçado em uma gama de informações do ambiente. CONCLUSÃO: Por meio desta pesquisa e dos conceitos por ela abordados, foi possível apontar conhecimentos necessários à atuação dos jogadores nos mais diversos esportes coletivos, assim como orientar o trabalho pedagógico de professores ou treinador em sua atuação profissional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raquel Valente de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestranda em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Pesquisadora do Grupo de Estudos Praxiológicos - GEP Brasil.

Bruno Minuzzi Lanes, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestre em Educação Física pelo Centro de Educação Física e Desporto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Pesquisador do Grupo de Estudos Praxiológicos - GEP Brasil.

Citas

AFONSO, J.; GARGANTA, J.; MESQUITA, I. A tomada de decisão no desporto: o papel da atenção, da antecipação e da memória. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desenvolvimento Humano, Florianópolis, v. 14, n. 5, p. 592-601, 2012.

BALZANO, O. N. Metodologia dos Jogos Condicionados para o Futsal e Educação Física Escolar. Várzea Paulita: Fontoura, 2012.

BARBANTI, V. J. Dicionário de Educação Física e Esporte. Barueri: Manole, 2011.

BENTO, J. O. Contexto da Pedagogia do Desporto: perspectivas e problemáticas. Lisboa: Livros Horizonte, 1999.

BENTO, J. O. Desporto, saúde, vida: em defesa do desporto. Lisboa: Livros Horizonte, 1991.

BUNKER, D.; THORPE, R. A model for the teaching of games in secondary schools. Bulletin of Physical Education, Spring, v. 18, n. 1, p. 5-8, 1982.

COSTA, I. T. da; CARDOSO, F. Avaliação da cognição no futebol: limitações e avanços científicos. In: NASCIMENTO, J. V. do; RAMOS, V.; TAVARES, F. (Orgs.). Jogos desportivos: formação e investigação. Florianópolis: Udesc, 2013. p. 225-46.

DEMO, P. Pesquisa e construção de conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2009.

FLORES-MENDOZA, C. E.; NASCIMENTO, E. Inteligência: o construto melhor investigado em psicologia. Boletín de Psicologia, La Rioja, v. 1, n. 114, p. 37-64, 2001.

GALATTI, L. R. Pedagogia do Esporte: o livro didático como um mediador no processo de ensino e aprendizagem de jogos esportivos coletivos. 2006. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

GALATTI, L. R.; FERREIRA, H. B.; SILVA, Y. P. G.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte: procedimentos pedagógicos aplicados aos jogos esportivos coletivos. Conexões, Campinas, v. 6 n. esp., p. 397-408, 2008.

GALATTI, L. R.; REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J.; PAES, R. R.; SEOANE, A. M. Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Revista da Educação Física, Maringá, v. 25, n. 1, p. 153-62, 2014.

GALATTI, L. R.; SERRANO, P.; SEOANE, A. M.; PAES, R. R. Pedagogia do Esporte e Basquetebol: aspectos metodológicos para o desenvolvimento motor e técnico do atleta em formação. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 79-93, 2012.

GARGANTA, J. Para uma teoria dos jogos desportivos coletivos. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. (Orgs.). O ensino dos jogos desportivos coletivos. 2. ed. Lisboa: Universidade do Porto, 1998. p. 11-25.

GARGANTA, J.; OLIVEIRA, J. Estratégia e tática nos jogos desportivos Coletivos. In: OLIVEIRA, J.; TAVARES, F. (Orgs.). Estratégia e tática nos jogos desportivos coletivos. Portugal: Minerva, 1996. p. 7-23.

GIUSTI, J. G. M.; GALATTI, L. R.; VOSER, R. C.; AZEVEDO, M. R. O ensino do esporte através do jogo: análise, possibilidades e desafios na educação física escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 3, p. 433-45, 2017.

GRAÇA, A.; MESQUITA, I. A investigação sobre os modelos de ensino dos jogos desportivos. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto, v. 7, n. 3, p. 401-21, 2007.

GRECO, P. J. Cogni(a)ção: conhecimento, processos cognitivos e modelos de ensino-aprendizagem-treinamento para o desenvolvimento da criatividade (tática). Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto, v. 4, n. 2, p. 56-9, 2004.

GRECO, P. J. Conhecimento tático-técnico: eixo pendular da ação tática (criativa) nos jogos esportivos coletivos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 20, n. 5, p. 210-2, 2006a.

GRECO, P. J. Conhecimento técnico-tático: o modelo pendular do comportamento e da ação tática nos esportes coletivos. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte e Exercício, Brasília, v. 0, n. 1, p. 107-29, 2006b.

GRECO, P. J. Iniciação Esportiva Universal: metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

GRECO, P. J. Métodos de Ensino-aprendizagem-treinamento nos Jogos esportivos coletivos. In: GARCIA, E. S.; LEMOS, K. L. M. (Orgs.). Temas atuais VI em educação física e esportes. Belo Horizonte: Health, 2001. p. 48-72.

GRECO, P. J.; BENDA, R. N. Iniciação esportiva universal. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

JIMÉNEZ, F. J. Análisis estructural de las situaciones de enseñanza en los desportes colectivos. Acción Motriz, Gran Canaria, n. 6, p. 39-57, 2011.

LAGARDERA, F.; LAVEGA, P. Introducción a la Praxiología Motriz. Barcelona: Paidotribo, 2003.

LANES, B. M.; RIBAS, J. F. M. As Interações Motrizes do Voleibol e o Método Situacional: reflexões para o processo de ensino-aprendizagem. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 220-30, 2018.

LIMA, C. O. V. Desenvolvimento do conhecimento tático declarativo e processual no processo de ensino-aprendizagem-treinamento do voleibol escolar. 2008. 166f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

MATIAS, C. J. A. S. O conhecimento tático declarativo e a distribuição de jogo do levantador de voleibol: da formação ao alto nível. 2009. 260f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Esporte) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

MATIAS, C. J. A. S.; GRECO, P. J. Cognição e ação nos jogos esportivos coletivos. Ciências e Cognição, Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 252-71, 2010.

MOURA, C. C.; GALATTI, L. R.; BALBINO, H. F.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte: a importância da utilização da situação problema no processo de ensino e aprendizagem dos jogos esportes coletivos. Educação Física em Revista, Brasília, v. 2, n. 1, p. 1-5, 2008.

PAES, R. R. Educação física escolar: o esporte como conteúdo pedagógico do ensino fundamental. Canoas: Ulbra, 2001.

PAES, R. R. Pedagogia do esporte e os jogos coletivos. In: DE ROSE JÚNIOR, D. Esporte e atividade física na infância e na adolescência. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 89-98.

PARLEBAS, P. Jogos, deportes y sociedade: léxico de Praxiología Motriz. Barcelona: Paidotribo, 2001.

PIMENTEL, R. M.; GALATTI, L. R.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte e iniciação esportiva tardia: perspectivas a partir da modalidade basquetebol. Pensar a Prática, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 1-15, 2010.

REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J.; MONTAGNER, P. C. Pedagogia do esporte: aspectos conceituais da competição e estudos aplicados. São Paulo: Phorte, 2013.

RIBAS, J. F. M. Praxiologia motriz e voleibol: elementos para o trabalho pedagógico. Ijuí: Unijuí, 2014.

SALVADOR, A. D. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica. Porto Alegre: Sulina, 1986.

SAMULSKI, D. M. Psicologia do esporte: manual para a educação física, psicologia e fisioterapia. São Paulo: Manole, 2002.

TAVARES, F.; GRECO, P. J.; GARGANTA, J. Perceber, conhecer, decidir e agir nos jogos desportivos coletivos. In: TANI, G.; BENTO, O. J.; PETERSEN, S. D. R. (Orgs.). Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara, 2006. p. 284-98.

VENDITTI Jr., R.; SOUSA, M. A. Tornando o “jogo possível”; reflexões sobre a Pedagogia do Esporte, os fundamentos dos jogos desportivos coletivos e a aprendizagem motora. Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, 2008.

Publicado

11-02-2020

Cómo citar

OLIVEIRA, R. V. de; LANES, B. M. Leitura de jogo e tomada de decisão: elementos táticos do jogo nos esportes coletivos. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 1, p. 69–75, 2020. DOI: 10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p69. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/22001. Acesso em: 18 jul. 2024.