A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

Autores

  • JANICE ALEXANDRA DA COSTA MANUEL
  • LUÍSA DA ANUNCIAÇÃO DAVID ANTÓNIO

Palavras-chave:

Responsabilidade social corporativa, estudantes, relações sociais.

Resumo

No contexto brasileiro, observa-se crescente interesse das empresas quanto a assumir postura de responsabilidade social corporativa. Neste sentido, o conhecimento e a percepção por parte do consumidor sobre o assunto tornam-se importantes, pois compõem o conjunto de pessoas importantes que influenciam e impactam diretamente no desempenho da empresa, por possuírem opiniões consideráveis e relevantes. O objetivo principal deste estudo é identificar a percepção de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) entre os estudantes, e que influência este exerce sobre suas decisões de compra através da importância percebida e da recompensa atribuída, incluindo nesta relação à classe socioeconômica e relações sociais. Entre os objetivos específicos, encontram-se: Mensurar o nível de importância atribuída à Responsabilidade Social Corporativa; Verificar se há diferença na percepção dos respondentes de acordo com a classe social a que pertencem (renda e escolaridade dos pais); Identificar as relações causais entre importância percebida e recompensa atribuída entre os alunos analisados. A pesquisa teve como base o modelo de Urdan (2001), traduzido e adaptado com base no trabalho de Creyer e Ross Jr. (1997). Neste sentido, por meio de um questionário validado na literatura e com o auxílio do software SPSS, foi possível mensurar os construtos. A contribuição deste estudo consiste em suprir a escassez de bibliografia neste domínio e, também, contribuir para futuras abordagens sobre o desenvolvimento RSC na visão das empresas e dos estudantes. 

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Publicado

22-11-2016

Como Citar

MANUEL, J. A. D. C.; ANTÓNIO, L. D. A. D. A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 16, n. 30, p. 179–197, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/15616. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)