O REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS: ANÁLISE DA NOVA MODALIDADE DE LICITAÇÃO DO GOVERNO LICITAÇÃO DO GOVERNO

Autores

  • Andrea Cecilia Soares Rosset PROFIAP/Universidade Federal de Alagoas
  • Dartagnan Ferreira de Macêdo PROFIAP/Universidade Federal de Alagoas
  • Diego da Guia Santos PROFIAP/Universidade Federal de Alagoas
  • Andrew Beheregarai Finger Universidade Federal de Alagoas
Agências de fomento

Palavras-chave:

Licitações, Orçamento estimado, Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC).

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) como modalidade de licitação do governo federal, especialmente no que se refere às inovações trazidas ao processo de compras da Administração Pública (AP). Para isto, foi realizada uma pesquisa documental, a qual empregou-se uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Inicialmente foram analisados livros, artigos científicos, legislações e jurisprudências relacionados às Compras Públicas e ao novo regime diferenciado de contratações. Após a análise dos dados coletados, ilustrou-se um cenário geral sobre as contratações na Administração Pública Federal, o surgimento do Regime Diferenciado de Contratações públicas e as inovações trazidas pela lei que o instituiu. Destaca-se a questão do orçamento estimado no RDC, abordando sua previsão legal e finalidade. Por último, são expostas algumas críticas relacionadas ao novo regime. O estudo demonstrou que o novo modelo licitatório trouxe inúmeras vantagens ao ordenamento jurídico brasileiro, em conformidade com os princípios da eficiência, economicidade, e, sobretudo, o da seleção da
proposta mais vantajosa para a Administração.

Biografia do Autor

Andrea Cecilia Soares Rosset, PROFIAP/Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Administração Pública (PROFIAP/UFAL). Especialista em Administração Pública. Administradora na INFRAERO.

Dartagnan Ferreira de Macêdo, PROFIAP/Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Administração Pública (PROFIAP/UFAL). Especialista em Gestão de Recursos Humanos e em Gestão em Saúde Pública. Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL).

Diego da Guia Santos, PROFIAP/Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Administração Pública (PROFIAP/UFAL). Especialista em Gestão Empresarial.

Andrew Beheregarai Finger, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Administração (UNISINOS) e Mestre em Administração (UFSC). Professor Adjunto na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Downloads

Publicado

02-08-2017

Como Citar

ROSSET, A. C. S.; MACÊDO, D. F. de; SANTOS, D. da G.; FINGER, A. B. O REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS: ANÁLISE DA NOVA MODALIDADE DE LICITAÇÃO DO GOVERNO LICITAÇÃO DO GOVERNO. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 17, n. 32, p. 127–145, 2017. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/17505. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)