INTERDISCIPLINARIEDADE ENTRE AS CIÊNCIAS JURÍDICAS E BIOLÓGICAS COMO FORMA DE PROTEÇÃO SOLIDÁRIA À VIDA HUMANA: UMA ANÁLISE ACERCA DA SÍNDROME DE MUNCHHAUSEN, OS TRANSTORNOS, SOFRIMENTOS E CONSEQUÊNCIAS POR ELA ACARRETADOS

Autores

  • Evandro Fabiani Capano Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Faculdades Metropolitanas Unidas.
  • Gianpaolo Poggio Smanio Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Maria Fernanda Soares Macedo Universidade Presbiteriana Mackenzie
Agências de fomento

Palavras-chave:

Síndrome de Münchhausen, transtornos mentais, violação à dignidade humana e à cidadania.

Resumo

O presente artigo científico tem por objetivo apresentar a necessidade de aprofundamento da interdisciplinaridade entre as ciências jurídicas e biológicas para a proteção da saúde mental humana. Voltamos o foco da pesquisa para a análise da Síndrome de Münchhausen, transtorno pouco conhecido e estudado na comunidade acadêmica, que acarreta grande sofrimento às vítimas e familiares, já que seu portador estuda profundamente os sintomas das doenças e as reproduz de maneira convincente, em si mesmo ou em outra pessoa. O estudo sobre esta patologia deve envolver aspectos jurídicos, médicos e psicológicos, além de trazer à tona discussões sobre a escassez de recursos, os deslocamentos de profissionais da área da saúde para este atendimento enquanto poderiam atender outras pessoas, bem como sobre os gastos de materiais e financeiros envolvidos nos atendimentos médicos para curar doença inexistente e simulada.

Biografia do Autor

Evandro Fabiani Capano, Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Faculdades Metropolitanas Unidas.

Doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo e pela Universidad de Salamanca. Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e das Faculdades Metropolitanas Unidas.

Gianpaolo Poggio Smanio, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo. Mestre e Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor adjunto da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Político e Econômico na mesma Instituição. Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo.

Maria Fernanda Soares Macedo, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre e Doutoranda em Direito Político e Econômico pela mesma Instituição. Professora Universitária e Pesquisadora. Advogada. 

Downloads

Publicado

18-12-2017

Como Citar

CAPANO, E. F.; SMANIO, G. P.; MACEDO, M. F. S. INTERDISCIPLINARIEDADE ENTRE AS CIÊNCIAS JURÍDICAS E BIOLÓGICAS COMO FORMA DE PROTEÇÃO SOLIDÁRIA À VIDA HUMANA: UMA ANÁLISE ACERCA DA SÍNDROME DE MUNCHHAUSEN, OS TRANSTORNOS, SOFRIMENTOS E CONSEQUÊNCIAS POR ELA ACARRETADOS. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 45–64, 2017. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/18615. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)