ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO E A PREVIDÊNCIA SOCIAL: AS POSSIBILIDADES EXISTENTES DE APOSENTADORIAS NO BRASIL E SUAS REGRAS

Autores

  • Leandro dos Santos Bernardes Faculdades Borges de Mendonça e Decisão
  • Jacir Leonir Casagrande Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Adriana Bainha Faculdades Borges de Mendonça
Agências de fomento

Palavras-chave:

Previdência Social, Aposentadoria, Benefício, Envelhecimento

Resumo

O surgimento da aposentadoria foi uma tentativa de acalmar os manifestos ocorridos na Alemanha, no governo Bismarck, para conter as greves e movimentos trabalhistas em que instituiu-se um seguro social. Alguns anos após, no Brasil, adotou-se o mesmo modelo. Ocorreram grandes mudanças desde sua criação até os dias atuais. Os idosos melhoraram sua qualidade de vida, alcançando assim a longevidade. Esse trabalho tem com problema de pesquisa, verificar se no Brasil a população idosa está amparada, através de seus benefícios previdenciários, em caso de doenças, incapacidades e necessidades sociais. Para tanto, objetivo geral é identificar como os idosos estão envelhecendo e pontuar os tipos de aposentadoria. Como objetivos especificos, estabelece-se: identificar como surgiu cada tipo de aposentadoria, demosntrar suas regras e requisitos para cada modalidade, verificar as mudanças ocorridas na legislação, acompanhar as melhorias realizadas a favor do idoso, mostrar a melhora na qualidade de vida da população na terceira idade. Para tal artigo, utilizou-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com método de abordagem indutivo, sua abordagem se enquadra em qualitativa e quantitativa, seu objetivo é exploratório e seus procedimentos técnicos realizada em fontes bibliográficas, apontando que os beneficiários das aposentadorias ganharam proteção assistencial com a implantação da Previdência Social, podendo assim, envelhecer com mais segurança e saúde. A população brasileira aumentou sua quantidade no número de idosos, tornando-se um país idoso. O que influenciou muito para isso foi o acesso a saúde, a educação, o crescimento populacional e o aumento na expectativa de vida.

Biografia do Autor

Leandro dos Santos Bernardes, Faculdades Borges de Mendonça e Decisão

Mestre em administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Professor nos cursos de Administração e Ciências Contábeis das Faculdades Borges de Mendonça e Decisão. 

Jacir Leonir Casagrande, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenador do Programa de Mestrado em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina e professor na mesma instituição.

Adriana Bainha, Faculdades Borges de Mendonça

Mestre em Direito pela Universidade federal de Santa Catarina, Professora nos cursos de Administração e Ciências Contábeis das

Downloads

Publicado

18-12-2017

Como Citar

BERNARDES, L. dos S.; CASAGRANDE, J. L.; BAINHA, A. ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO E A PREVIDÊNCIA SOCIAL: AS POSSIBILIDADES EXISTENTES DE APOSENTADORIAS NO BRASIL E SUAS REGRAS. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 145–169, 2017. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/18632. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)