CONSUMO, CIDADANIA E ESTADO NO BRASIL

Autores

  • Fernando Büscher von Teschenhausen Eberlin Fundação Getúlio Vargas
Agências de fomento

Palavras-chave:

Sociedade de Consumo, Desenvolvimento, Cidadania.

Resumo

Este artigo analisa o desenvolvimento do consumo no Brasil e sua relação com o desenvolvimento econômico. Metodologicamente, foi realizada a revisão da literatura a respeito do assunto, com foco na evolução histórica da sociedade de consumo brasileira. Ao longo do texto são demonstradas as ligações entre consumo e cidadania e é realizada uma análise das possíveis políticas públicas de educação para o consumo. Também foram verificados dados a respeito de políticas de consumo implementadas no Brasil e em outros países. Ao final, propõe-se que o Estado deva orientar o consumo para o desenvolvimento e para a satisfação de necessidades coletivas e não apenas individuais, através de políticas públicas de educação para o consumo e de regulação que possa orientar e reconduzir normas sociais e condutas individuais.

Biografia do Autor

Fernando Büscher von Teschenhausen Eberlin, Fundação Getúlio Vargas

Doutorando e Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. MBA em Ciências do Consumo Aplicadas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Especialista em Direito da Responsabilidade Civil pela Direito SP (FGV). Graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor do Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Direito SP (FGV). Advogado em São Paulo.

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Publicado

09-05-2018

Como Citar

EBERLIN, F. B. von T. CONSUMO, CIDADANIA E ESTADO NO BRASIL. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 18, n. 34, p. 84–104, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/19482. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)