UMA CONTRIBUIÇÃO À CONTABILIDADE NA GLOBALIZAÇÃO: A ESTANDARDIZAÇÃO DA AUDITORIA INTERNA PELO CIA (CERTIFIED INTERNAL AUDITOR)

Autores

  • KATIUSCIA MORENO GALHERA ESPÓSITO

Palavras-chave:

Auditoria interna, Certified Internal Auditor (CIA), Estandardização

Resumo

Principalmente após escândalos financeiros como a Enron, muitas empresas procuraram mecanismos mais transparentes de demonstrações contábeis, bem como o gerenciamento da matriz sobre seus ativos, e internacionalização e padronização dos processos produtivos. Estas questões são processos resultantes da interdependência entre países e outros agentes, que exigem mecanismos mais confiáveis de controle sobre operações fora dos territórios nacionais. Neste sentido, as empresas passam por processos de auditorias internas ou externas e procuram (em parte) a melhora dos seus diversos processos como o atendimento a leis como Sarbanes-Oaxley, legge 262 e princípios de controle interno ditados por organismos como o Comitê das Organizações Patrocinadoras de Controle (COSO), a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos da América (SEC), e a Comissão de Valores Imobiliários (CVM) brasileira. Nesta pesquisa analisaremos o nível de contribuição que um certificado internacional de auditoria interna (Certified Internal Auditor - CIA) pode oferecer à estandardização da prática de auditoria interna, a exemplo da auditoria externa praticada por empresas como a PricewaterhouseCoopers, KPMG e Deloitte.

Downloads

Publicado

02-09-2013

Como Citar

ESPÓSITO, K. M. G. UMA CONTRIBUIÇÃO À CONTABILIDADE NA GLOBALIZAÇÃO: A ESTANDARDIZAÇÃO DA AUDITORIA INTERNA PELO CIA (CERTIFIED INTERNAL AUDITOR). Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 215–242, 2013. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/8550. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)