INOVAÇÃO A OPORTUNIDADE EMPREENDEDORA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA QUE FABRICA LUMINÁRIAS RESIDENCIAIS
Palavras-chave:
Inovação, empreendorismo e oportunidade empreendedoraResumo
Este artigo visa analisar a oportunidade de negócio associado ao processo de inovação na decisão empreendedora em um estudo de caso no setor de iluminação, em uma indústria que fabrica luminárias residenciais, com mais de 1000 pontos de vendas em 22 estados no Brasil, localizada na cidade de São Paulo. A pesquisa aborda conceitos referentes aos aspectos do empreendedorismo, identificação da oportunidade, assunção de risco, inovação em processos. Nos procedimentos metodológicos foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo. A coleta de dados se deu por meio de uma entrevista semiestruturada com um dos fundadores da empresa estuda. A análise dos dados ocorreu de acordo com Flores (1994), por meio de duas etapas: a primeira, relacionada à transcrição e redução da entrevista; a segunda, relacionada à metacategorização e categorização dos textos e sua posterior classificação em código. Foram identificadas nove categorias distribuídas em três meta-categorias. Nesse contexto verificou-se que a motivação para empreender partiu de uma mudança do ambiente, conduzindo a uma oportunidade de negócio deflagrada a partir de um conflito de interesses. Concernente à inovação, identificou-se que ela inicialmente ocorreu de forma deliberada no momento que o empreendedor percebeu a necessidade de um novo produto para poder explora-lo comercialmente e que a inovação em processo, potencializa o negócio, trazendo redução de custo, melhoria na eficiência e melhor qualidade.
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