Submissões

Submissões Online

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Diaphonía?

Acesso Start New Submission

Não tem login/senha?

Acesse a página de cadastro
 

Diretrizes para Autores

  • A Revista DIAPHONÍA tem periodicidade semestral. Só serão aceitos textos inéditos para publicação na Revista, os quais serão encaminhados anonimamente a pareceristas e posteriormente devolvidos ao(s) autor(es), caso existam sugestões de mudanças ou correções. Os artigos não aceitos receberão um parecer científico com a justificativa da recusa.

  • A publicação implica na cessão integral dos direitos autorais a Revista.

  • Os textos publicáveis nas seções da Revista devem ser enviados em fonte Constantia, com margem superior de 2,5 cm, inferior 2,5 cm, esquerda 3 cm e direita 2,5 cm.

  • Serão aceitos trabalhos escritos em português, espanhol e inglês.

  • Artigos: nessa seção os textos devem ser enviados com título (máximo 15 palavras), Resumo e Abstract (entre 400 e 800 caracteres com espaço) e três palavras-chaves (keywords). Os artigos deverão respeitar o limite de páginas estipulado (mínimo 30 mil caracteres com espaço e máximo 50 mil caracteres com espaço). As ideias e opiniões emitidas nos artigos são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).

  • Escritos com prazer: a seção se propõe a ser espaço para publicação de textos produzidos por escritores-leitores ou leitores-escritores que escrevem a partir de diferentes matérias, sejam elas advindas da arte, da filosofia ou da ciência. Importa, acima de tudo, que sejam escritas com prazer que aumentam a potência de pensar e de existir. Os textos devem conter, preferencialmente, de uma a quinze páginas.

  • Resenhas: só poderão ser submetidas em português e não poderão ultrapassar as dez laudas, não podendo ter por objeto obras publicadas há mais de três anos contados da data de submissão, exceto sob consulta aos editores.

  • Traduções: a) São aceitas apenas traduções inéditas, para a língua portuguesa, acompanhadas do original, e previamente respaldadas por parecer de um membro do Comitê Científico da Revista; b) Podem ser publicados, na íntegra ou em partes, textos que já estão no domínio público (conforme legislação vigente) ou textos que ainda possuem direitos autorais, desde que seja apresentada, por escrito, AUTORIZAÇÃO do detentor dos direitos autorais. A obtenção da autorização é de exclusiva responsabilidade do tradutor e deverá ser enviada juntamente com a tradução; c) Os textos devem possuir reconhecida relevância filosófica e se enquadrarem nas áreas de pesquisa do Curso; d) As traduções podem ser de textos nas seguintes línguas: grego, latim, inglês, francês, alemão, italiano e espanhol; e) Deve ser apresentado um resumo da tradução contendo entre 100 e 250 palavras, juntamente com três palavras-chave separadas por ponto final e espaço; f) Para fins editoriais, os textos devem ter, preferencialmente, um máximo de 20 páginas. Textos acima desse limite serão analisados pelo Conselho Editorial para possível publicação em mais de uma edição da revista.

  • Normas ABNT seguidas pela Diaphonía: por favor, tenha em atenção que estas normas comportam três estilos diversos: um para as “citações”, outro para as “notas de rodapé” e, por fim, para a secção final das “Referências”. Por isso, solicitamos aos autores que antes de submeterem, adaptem e confiram seus textos conforme às regras e exemplos discriminados abaixo:

    Citações no corpo do texto: as referências a autores no decorrer do artigo devem subordinar-se ao seguinte esquema: (SOBRENOME DE AUTOR, data) ou (SOBRENOME DE AUTOR, data, página). Ex.: (MONTAIGNE, 1979) ou (MONTAIGNE, 1979, p. 70). Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano devem ser identificados por uma letra após a data. Ex.: (PLATÃO, 1989a), (PLATÃO, 1989b).

    Notas de rodapé: As notas de rodapé deverão ser de natureza substantiva, limitadas ao mínimo indispensável e indicadas por algarismos arábicos em ordem crescente. Evitar, na medida do possível, transcrever citações nas notas. Essas, em regra, devem ocupar o espaço do corpo do texto.

    Referências: As referências bibliográficas utilizadas devem ser apresentadas no final do artigo, listadas em ordem alfabética, obedecendo às seguintes normas (NBR 6023):

    A) Livro:

    SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico: subtítulo. Tradutor (quando houver). Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: Nome da editora, Ano. (Coleção ou Série, quando houver).

    Ex (1): BATTISTI, C. A. O método de análise em Descartes: da resolução de problemas à constituição do sistema do conhecimento. Cascavel, PR: Edunioeste, 2002 (Série Estudos Filosóficos).

    Ex (2): NIETZSCHE, F. “Humano, demasiadamente humano”. In: Obras incompletas. Trad. R. R. T. Filho. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978 (Coleção Os Pensadores).

    B) Livro/Capítulo:

    SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do capítulo (entre aspas). SOBRENOME, Nome (abreviado) dos organizadores. Título da obra em itálico: subtítulo. Tradutor (quando houver). Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: Nome da editora, Ano, intervalo das páginas. (Coleção ou Série, quando houver).

    Ex: SILVA, C. A. F. “A pessoa, em carne e osso: Gabriel Marcel, para além do personalismo”. In: SILVA, C. A. F.; CARDOSO NETO, L.; KAHLMEYER-MERTENS, R. S. (Orgs.). Festschrift aos 20 anos do Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea da UNIOESTE. Cascavel, PR: Edunioeste, 2016, p. 161-197

    C) Coletânea:

    Ex: HEUSER, E. M. D.; FREZZATTI, W. A (Org.). Textos para ensinar e aprender essa tal Filosofia....  Cascavel, PR: Edunioeste, 2016.

    D) Artigo em periódico:

    SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do artigo (entre aspas). Nome do periódico em itálico, local da publicação, volume e número do periódico, intervalo de páginas do artigo, período da publicação, Ano. 

    Ex.: GAMBIM, P. “Ética fazendo-se filosofia? Lendo Lévinas”, in DIAPHONIA, Toledo, PR, v. 1, n. 1, p. 77-102, jan-jun, 2015.

    E) Artigo publicado em jornais:

    Ex.: WELTER, N. K. “Em defesa da universidade pública”, in Jornal Gazeta de Toledo, Toledo, PR, n. 1985, p. 6 - 6, 02 set. 2001.

    F) Dissertações e teses:

    SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico. Local. Instituição, Ano, n° páginas [Dissertação Mestrado ou Tese Doutorado].

    Ex: BASSANI, D. A. Sobre a concepção operacional de significado. Campinas, SP: Unicamp, 2008, 138p [Tese de Doutorado].

    Observações finais: solicita-se observar rigorosamente a sequência e a pontuação indicadas.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse o tamanho de 2 MB).
  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.unioeste.br) estão ativos e prontos para clicar.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção "Propriedades" do editor de textos, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.
  7. Caso o sistema se encontre inoperante no momento da submissão, encaminhar texto para revista.diaphonia@unioeste.br
 

Declaração de Direito Autoral

Aviso de Direito Autoral Creative Commons

Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

 


Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.