ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS NO LIVRO DIDÁTICO DE ENSINO DE LÍNGUA ALEMÃ “LAGUNE”
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v15i1.13200Palavras-chave:
Metodologias de ensino de línguas. Abordagem comunicativa. Livro didático de língua alemã.Resumo
As metodologias de ensino e aprendizagem de línguas encontram-se, de uma parte, no cerne das discussões teóricas nas áreas dos estudos linguísticos e educacionais, considerando a necessidade do uso efetivo da língua nas diversas situações sociocomunicativas. De outra parte, no que tange ao trabalho metodológico, consideram-se fundamentais as questões lúdicas, pragmáticas, folclóricas, literárias, enfim todos os saberes e práticas culturais inerentes ao ensino da língua. Nesse sentido, o presente trabalho pretende fazer um levantamento das atividades presentes no livro didático de língua alemã Lagune – volumes 1 e 2 baseadas na abordagem comunicativa, precisamente, nas estratégias de produção escrita dos diversos gêneros textuais. Para tanto, primeiramente será feito um resgate histórico do ensino do idioma alemão como língua estrangeira moderna no contexto nacional, contemplando também os diferentes métodos de ensino. Na sequência, será analisado esse material elaborado para aprendizes iniciantes desse idioma, visando destacar as estratégias e exercícios que corroboram o desenvolvimento da habilidade de produção de textos escritos, pensando numa elaboração de uma proposta prática. Além disso, este estudo visa, também, refletir sobre as diferentes metodologias de ensino e aprendizagem voltados para as línguas estrangeiras, especificamente no que se refere ao idioma alemão. Dessa forma, discutir-se-á, ao mesmo tempo, acerca das distintas formas de utilização dessas metodologias e abordagens na prática docente, contribuindo para a formação do profissional de línguas.
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