FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CONTEXTO E RELAÇÕES CURRICULARES PARA ALÉM DA LÓGICA PRESCRITIVA

Andréia Migon Zanella, Clésio A. Antonio, Benedita de Almeida

Resumo

O artigo trata de projeto de formação continuada de professores, desenvolvido em parceria entre pesquisadores e docentes de uma escola da Rede Estadual de Ensino de Francisco Beltrão, PR. Com o objetivo de analisar o modo como a integração das questões relacionadas às concepções de currículo nas propostas formativas pode contribuir para ampliar o sentido do currículo e suas relações no trabalho docente, discute a formação continuada em contexto escolar como um movimento que pode enriquecer e transformar a ação pedagógica, tendo em vista as implicações políticas e ideológicas do contexto de atuação nas propostas formativas. Por meio de pesquisa bibliográfica e análise de relatórios da formação, evidencia a hegemonia da perspectiva tradicional de ensino e da lógica prescritiva nos processos escolares, propõe que o currículo seja pensado como espaço de produção cultural, para superar a visão que concebe os professores como técnicos, destaca as possibilidades da formação à construção coletiva de uma nova cultura escolar e à superação da lógica da prescrição.

Palavras-chave

Formação continuada de professores, currículo, educação básica, formação continuada em contexto da escola, pesquisa colaborativa

Texto completo:

PDF