ARGILOTERAPIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE OS CONSTITUINTES E UTILIZAÇÕES DOS DIFERENTES TIPOS DE ARGILA

Autores

  • Amanda Truppel Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Hellen Camila Marafon Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Caroline Valente Universidade Regional de Blumenau (FURB) https://orcid.org/0000-0002-3816-3871

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v22i36.24828

Palavras-chave:

Argiloterapia. Geoterapia. Argila. Argila Medicinal.

Resumo


A argila é um dos compostos mais antigos conhecido pelo homem, mesmo sendo uma matéria prima abundante e muito utilizada na cerâmica, seu uso como técnica terapêutica é pouco difundida. Sabe-se que é recurso poderoso devido à grande quantidade de minerais. Sua composição físico-química indica a sua utilização, que vai desde absorver impurezas, revigorar tecidos e ativar a circulação, além da ação tensora, estimulante, suavizante e catalisadora. Mediante essas particularidades, o presente trabalho teve como objetivo revisar na literatura a eficácia da geoterapia nos tratamentos terapêuticos e estéticos. Trata-se de uma revisão bibliográfica desenvolvida a partir da literatura disponível entre os anos de 1990 até 2016, pesquisada nos bancos de dados do Google acadêmico, SciELO e livros relacionados ao assunto. Sendo assim, foi elaborada uma tabela com informações das doenças e tratamentos geoterápicos a serem utilizados. Conclui-se neste trabalho que as argilas trazem satisfatórios resultados quando utilizadas em tratamentos estéticos e tratamentos medicinais. Seu resultado dependerá da cor da argila, sendo as cores verde, rosa, branca e vermelha as mais utilizadas.

Biografia do Autor

Amanda Truppel, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Biomédica formada pela Universidade Regional de Blumenau - FURB

Departamento de Farmácia/Centro de Ciências da Saúde

Blumenau-SC

Hellen Camila Marafon, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Acadêmica do Curso de Graduação em Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Francisco Beltrão - PR

Caroline Valente, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Professora da disciplina de Bioquímica da Universidade Regional de Blumenau - FURB

Departamento de Ciências Naturais/Centro de Ciências Exatas e Naturais

Blumenau - SC

Downloads

Publicado

16-12-2020

Como Citar

TRUPPEL, A.; MARAFON, H. C.; VALENTE, C. ARGILOTERAPIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE OS CONSTITUINTES E UTILIZAÇÕES DOS DIFERENTES TIPOS DE ARGILA. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 22, n. 36, p. 143, 2020. DOI: 10.48075/rfc.v22i36.24828. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/24828. Acesso em: 18 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos