A DIDÁTICA COMO ELEMENTO ARTICULADOR ENTRE TEORIA E PRÁTICA

Daniela Corrêa da Rosa, Isabel Cristina Corrêa Roesch

Resumo

A Didática, no currículo dos cursos de formação do professor, apresenta-se como uma das disciplinas responsáveis pela efetivação de uma prática pedagógica repetitiva, acrítica e mecânica, quando assume uma característica eminentemente prescritiva, normativa, fundamentando-se em modelos pré-estabelecidos. O papel da Didática tem limitado-se à apreensão e transmissão de conhecimentos didáticos, isolados dos fins educacionais e sociais e, de certa forma, contribuindo para reforçar uma prática pedagógica repetitiva e mecânica. Acreditamos que a disciplina de Didática exerce função importante na sistematização e organização do ensino, ao procurar estabelecer o vínculo entre teoria e prática. A contribuição da Didática Geral para a pedagogia, enquanto área de estudo cujo objeto é o ensino, a respeito de seu conteúdo metodológico, não se vincula somente às discussões sobre o método de ensino específico de uma dada disciplina.

Texto completo:

PDF