O TEXTO COMO ELEMENTO MOBILIZADOR DE EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS

Benedita de Almeida, Mafalda Nesi Francischett

Resumo

Este trabalho tem o propósito de discutir a importância de conceber o texto como um recurso didático propulsor do conhecimento, que possibilita refletir sobre a experiência educativa. A partir de depoimentos de acadêmicos do curso de Pedagogia e de licenciatura em Geografia e de informações obtidas na prática de sala de aula, buscamos investigar algumas dificuldades encontradas pelos alunos, na leitura e compreensão dos textos sugeridos pelos seus professores, durante a graduação. Que significado, sentido e importância os alunos atribuem aos textos? Que problemas ou lacunas explicitam no estudo dos textos? Para refletir sobre a temática, exploramos alguns aspectos do processamento da leitura e da interlocução, à luz de estudos que tratam da relação linguagem, interação e desenvolvimento e analisamos como a questão se relaciona com o tipo de formação fundamentada no ensino como "transmissão de conhecimento", que não privilegia o pensar e o desenvolvimento conceitual.

Texto completo:

PDF