O AGIR DO PROFESSOR EM FOCO: UM ESTUDO DOS EDITORIAIS E CARTAS DO LEITOR DA REVISTA NOVA ESCOLA

Cintia Morelli Rosa

Resumo

À luz da teoria do interacionismo social de Bakhtin/Volochinov (1999), com extensão para o interacionismo sociodiscursivo de Bronckart (1999) e fazendo uso da teoria dos gêneros discursivos (Bakhtin, 2010), este trabalho de pesquisa apontará as relações existentes entre a linguagem e o trabalho docente presentes em textos veiculados na Revista Nova Escola, da Editora Abril. Tendo em vista as constantes discussões sobre professor, condições de trabalho, saúde, indisciplina, etc., pretendemos levantar a imagem que a revista faz do trabalho do professor por meio da seção Caro Educador (editorial da publicação) e os apagamentos existentes na seção Caixa Postal, destinada à divulgação das opiniões do próprio leitor-professor.

Palavras-chave

Análise de Discurso; Revista Nova Escola; Agir do professor.

Texto completo:

PDF