O AGIR DO PROFESSOR EM FOCO: UM ESTUDO DOS EDITORIAIS E CARTAS DO LEITOR DA REVISTA NOVA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v9i18.8257Palabras clave:
Análise de Discurso, Revista Nova Escola, Agir do professor.Resumen
À luz da teoria do interacionismo social de Bakhtin/Volochinov (1999), com extensão para o interacionismo sociodiscursivo de Bronckart (1999) e fazendo uso da teoria dos gêneros discursivos (Bakhtin, 2010), este trabalho de pesquisa apontará as relações existentes entre a linguagem e o trabalho docente presentes em textos veiculados na Revista Nova Escola, da Editora Abril. Tendo em vista as constantes discussões sobre professor, condições de trabalho, saúde, indisciplina, etc., pretendemos levantar a imagem que a revista faz do trabalho do professor por meio da seção Caro Educador (editorial da publicação) e os apagamentos existentes na seção Caixa Postal, destinada à divulgação das opiniões do próprio leitor-professor.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.