A construção de uma Sequência Didática do gênero discursivo lenda com uso das TICs para desenvolver letramentos no Ensino Fundamental
Palavras-chave:
sequência didática, gênero discursivo lenda, tecnologias de informação e comunicação, letramentos, ensino fundamental.Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma Sequência Didática (SD) do gênero discursivo lenda para alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. Essa SD é voltada para desenvolver a leitura e a escrita e integra recursos das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação – Tics e de Multiletramentos, possibilitando novas formas de circulação desse gênero, por meio da internet. Esse material pedagógico integra a dissertação, que estamos desenvolvendo no programa de Mestrado Profissional Em Letras (PROFLETRAS) na Universidade Estadual Do Oeste Do Paraná (UNIOESTE), campus de Cascavel. A tecnologia é vista como elemento que contribuirá para que esse processo se torne significativo e realmente se efetive, sendo atrativo para os alunos que convivem em seu cotidiano com as TICS. Utilizamos como embasamento teórico autores como BAKHTIN (2003), ROJO E MOURA (2012), CHARTIER (1999), DOLZ E SCHENEWLY (2004), SOARES (2000), MARCUSCHI (2005), entre outros. Esperamos colaborar para que outros docentes se sintam estimulados a desenvolverem e aplicarem em suas aulas esse tipo de proposta pedagógica na perspectiva teórica adotada e apresentada nesse artigo.
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