Educação do campo e educação rural no Brasil

Autores

  • Rosenildo da Costa Pereira
  • Josiele Rodrigues Pereira
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação do campo, educação rural, populações do campo.

Resumo

O presente ensaio é resultado de pesquisa bibliográfica que investigou os paradigmas de educação do campo e rural no Brasil e seus reflexos no cotidiano do meio rural. O suporte metodológico utilizado se baseia em autores que pesquisam sobre a temática na realidade local. Conclui-se que a educação do campo é a que deve ser implementada, porque volta sua metodologia de ensino para os povos do campo, enxergando-os como parte constituinte do processo ensino aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo: Resolução CNE/CEB, n. 1, de 3 de abril de 2002. Brasília. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012002.pdf.

FERNANDES, B. M. Os campos da pesquisa em educação do campo: espaço e território como categorias essenciais. In: I encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo, Brasília, 2005.

FERNANDES, B. M; MOLINA, M. C. O Campo da Educação do Campo. In: JESUS, S. M. S. A; MOLINA, M. C. (Orgs). Por uma Educação do Campo: Contribuições para Construção de um Projeto de Educação do Campo. Brasília, DF: Articulação Nacional "Por Uma Educação do Campo”, 2004.

HAGE, S. M. A importância da articulação na construção da identidade e pela luta da educação do campo. Texto apresentado no I Encontro de Formação de Educadores do Campo do Nordeste Paraense, realizado em Bragança. Abril/2005.

Downloads

Publicado

15-09-2016

Como Citar

PEREIRA, R. da C.; PEREIRA, J. R. Educação do campo e educação rural no Brasil. Travessias, Cascavel, v. 10, n. 3, p. e15051, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/15051. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO