Análise e estudo de problemas de grafia em produções textuais escritas de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Fala, escrita, variação linguística, ortografia.Resumo
Apresentamos neste artigo os resultados iniciais de pesquisa de Mestrado sobre problemas de grafia em produções escritas de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Frente à indagação: que hipóteses e percursos o aluno segue na utilização do código escrito nas produções textuais, considerando o conhecimento da escrita e as interferências dos fenômenos da fala? procuramos respostas, tendo como objetivo geral desenvolver algumas reflexões sobre o papel da escola em contextos multilíngues e sobre a necessidade de uma metodologia de ensino que contemple os fenômenos de variação e mudança linguística como conteúdos que reafirmam a identidade do falante. Trata-se de uma pesquisa com fundamentosna Linguística Aplicada e na Sociologia da Linguagem, com os aportes metodológicos da Sociolinguística Variacionista. Para a discussão teórica, baseamo-nos principalmente em Bagno (2002, 2007), Bortoni-Ricardo (2006, 2010), Cagliari (1994), Mollica (2003), Mollica et al. (2008), Oliveira (1989, 2005), entre outros. Após a fundamentação teórica, apresentamos a Metodologia, que, de forma qualitativa, descreve a geração e o tratamento dos dados. Para este trabalho, foram realizadas duas gerações de textos, para a elaboração de Unidade Didática a ser aplicada na escola. Dos dados analisados até o momento, e embasando-nos nas reflexões teóricas que nortearam este trabalho, é possível afirmarmos que as interferências da fala na escrita são uma constante nas produções; é comum a presença de problemas de grafia, considerando que o aluno utiliza a sua fala como parâmetro para a atividade de escrita e para as arbitrariedades do código escrito.
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