A importância da escola como local ideal para a formação e ascensão social dos sujeitos na Amazônia Sul Ocidental

Autores

Agências de fomento

Palavras-chave:

Histórias de vida, formação docente, programa de formação de professores, inserção na docência.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo descrever um estudo sobre a trajetória da história de vida dos acadêmicos do curso Pedagogia da Universidade Federal do Acre/UFAC, polo município de Feijó, no estado do Acre. A proposta parte da necessidade dos acadêmicos do curso de Pedagogia do Programa de Formação de Professores da Educação Básica- PARFOR concluírem seu curso com a apresentação do trabalho de conclusão de curso-TCC. Diante disso, foram traçados, também, os seguintes objetivos específicos: (I) identificar as formas de contribuição da escola para a formação do sujeito e (II) analisar o processo de ascensão social por meio da escola. Este trabalho traz uma reflexão acerca da prática docente, dessa forma, abrindo caminho para que outros profissionais vejam a importância dessa metodologia. Assim, tal análise reflexiva discute: (i) trajetória de formação escolar, (ii) inserção na docência, (iii) experiências e prática na docência e (iv) processo de desenvolvimento profissional, possibilitando a construção de um profissional capaz de lidar com as dificuldades existentes na área educacional. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho consiste na pesquisa qualitativa construída a partir dos relatos autobiográficos dos sujeitos. Diante disso, neste estudo são apresentados reflexões, discussões e “desabafos” sobre as histórias de vidas dos autores, confirmando a importância da escola como fator decisivo e emancipatório para a formação e ascensão social dos sujeitos. Para empreender tal reflexão, temos como aporte teórico: Chizzotti (2005); Josso (2004); Rodrigues e Gabriel (2003); Vasconcelos (2003); Pimenta (2007); Ludke e Boing (2004); Veiga (2010); Imbernón (2016).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pierre André Garcia Pires, Universidade Federal do Acre- UFAC

Professor da Universidade Federal do Acre.

Centro de Educação Letras e Artes- CELA

Programa de Pós- Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática.

Avaliador do INEP para acões de atos regulatórios

Dr. em Educação pela Universidade Federal do Paraná

Referências

ANTUNES, Helenise Sangoi. Uma possibilidade para refletir sobre as lembranças escolares das alfabetizadoras. Educação, Santa Maria. v. 32, n. 01, 2007, p. 81-96.

CAVALCANTE, Luciana Matias et. al. As complexas relações no espaço da sala de aula. In: THERRIEN, Jacques e DAMASCENO, Maria Nobre. Artesões de um outro ofício: múltiplos saberes e práticas no cotidiano escolar. Fortaleza, Annablume. s.d., p. 53-72.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisas em ciências humanas e sociais: da pesquisa qualitativa e coleta de dados qualitativos. São Paulo: Cortez, 2008.

FONSECA, Selma Guimarães. O prazer de viver e ensinar história. In: VASCONCELOS, Geni Amélia Nader. (org.) Como me fiz professora. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p.113-149.

IMBERNÓN, Francisco. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016.

JESUS, Regina de Fátima. Sobre alguns caminhos trilhados... ou mares navegados... Hoje, sou professora. In: VASCONCELOS, Geni Amélia Nader. (org.) Como me fiz Professora. Rio de Janeiro: DP e A, 2003, p. 21- 41.

JOSSO, Marie Christine. Experiência de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

LUDKE, Menga; BOING, Luiz Alberto. Caminhos da profissão e da profissionalidade docentes. Educação & Sociedade. Campinas, v.25, n. 89, Set./Dez. 2004, p. 1159-1180.

NÓVOA, António (Org.). Profissão professor. Porto, Portugal: Ed. Porto, 1995.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação & Sociedade. Campinas, v. 25, n. 89, Set./Dez. 2004, p. 1127-1144.

PASSEGGI, Maria da Conceição; et al. Formação e pesquisa autobiográfica. In: Sousa, Elizeu Clementino de (org.) Autobiografias, histórias de vida e formação: pesquisa e ensino. Porto Alegre: EDIPUCRS: EDUNEB, 2006.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de Professores: saberes da docência e identidade do Professor. Nuances, v.3, set. 1997, p. 5-13.

RAMOS, Maria Antónia e GONÇALVES, Rosa Edite. As narrativas autobiográficas do professor como estratégia de desenvolvimento e a prática da supervisão. In: ALARCÃO, Isabel. (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Portugal: Porto Editora,1996.

RODRIGUES, Hellen Cris de Almeida, GABRIEL, Gilvete Lima Narrativas autobiográficas e identidade docente: a configuração da experiência formadora por meio do estágio supervisionado. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2013. 23 fl. Disponível em: https://ufrr.br/pedagogia/index.php?option=com_phocadownload&view=category&download=107:hellen-cris-de-almeida-rodrigues&id=18:2013-2&Itemid=211. Acesso em: 15 mar. 2017.

VASCONCELOS, Geni Amélia Nader. Puxando um fio... In: VASCONCELOS, Geni Amélia Nader. (org.) Como me fiz Professora. Rio de Janeiro: DP e A, 2003.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Eu, professora: uma narrativa autobiográfica. Linhas Críticas, Brasília, DF, v.16, jan/jun. 2010, p. 183-191.

Downloads

Publicado

03-05-2019

Como Citar

PIRES, P. A. G. A importância da escola como local ideal para a formação e ascensão social dos sujeitos na Amazônia Sul Ocidental. Travessias, Cascavel, v. 13, n. 1, p. e21515, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/21515. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO