Infância e história: a criança na modernidade e na contemporaneidade

Autores

Agências de fomento

Palavras-chave:

História, Infância, Educação.

Resumo

Este texto realiza uma discussão sobre a infância explicando como a criança foi percebida na história caracterizando o aparecimento da infância, por intermédio dos postulados de estudiosos como Philippe Ariès (1914-1984) e Neil Postman (1931-2003), ao seu atual desaparecimento, segundo esse último autor. O objetivo do estudo é mostrar que a infância é uma construção histórica que surgiu no século XVII, consolidando-se a partir Idade Moderna até o século XIX e está desaparecendo da contemporaneidade. Assim, o estudo retoma o contexto histórico para uma melhor compreensão da infância em cada período, nas visões dos autores supracitados, passando pelo criador dos Jardins de infância Friedrich Froebel (1782-1852), quando a concepção de infância está consolidada no século XIX. A metodologia utilizada foi a de revisão bibliográfica, com enfoque crítico. Postman (1999) não fornece soluções para o problema do desaparecimento da infância na contemporaneidade, no entanto, realiza um interessante estudo dos motivos pelos quais a infância está sendo reprimida; motivos estes que são apresentados e discutidos no decorrer deste estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliara Dias dos Santos, Rede Municipal de Educação Fundamental de Paranavaí PR

Graduação em Letras pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (2009); especialização em Fundamentos teórico metodológicos em Educação Especial e Educação Infantil pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (2012); graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranavaí (2013) e mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, pela Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranavaí (2016). 

Adão Aparecido Molina, Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí

Doutor em Educação e pós-doutor em história; Professor do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Mestrado em Ensino da Universidade Estadual do Paraná; - Campus de Paranavaí.

Referências

ARCE, Alessandra. Friedrich Froebel: o pedagogo dos jardins de infância. Petrópolis: Vozes, 2002.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Tradução de: L’enfant et la vie familiale sous I’ Ancien Regime. 2. ed. Rio de janeiro: LTC, 2006.

LOCKE, John. Pensamientos acerca de la educación. Barcelona: Editorial Humanitas, 1982.

LARA, A. M. B. ; MOLINA, Adão Aparecido. Pesquisa Qualitativa: apontamentos, conceitos e tipologias. In: Cèzar de Alencar Arnaut de Toledo; Maria Teresa Claro Gonzaga. (Org.). Metodologia e Técnicas de Pesquisa nas Áreas de Ciências Humanas. Maringá: Eduem, 2011. p. 121-172.

LOPES, Josiane. Afinal, o que é Construtivismo? Revista Nova Escola. Rio de Janeiro. n. 139, jan./fev. de 2001.

MARX, K. A chamada acumulação primitiva. In: MARX, K. A. O capital. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1980.

MÉLO, C. S; IVASHITA, S. B.; RODRIGUES, E. O desaparecimento da Infância. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.35, p. 311-316, set. 2009.

OLIVEIRA, Terezinha. Luzes sobre a Idade Média. Maringá: EDUEM, 2002.

PEREIRA, Maria Eliza Mazzilli; GIOIA, Sílvia Catarina. Do feudalismo ao capitalismo: uma longa transição. In: ANDERY, Maria Amália. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. 8. ed. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo; São Paulo: EDUC, 1999.

POSTMAN, Neil. O desaparecimento da Infância. Rio de Janeiro: Graphia, 1999.

ROTTERDAM, E. De Pueris (Dos Meninos); A Civilidade Pueril. Tradução, Introdução e Notas de Luiz Feracine. 2. ed. São Paulo: Escala, 2008.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. São Paulo: Autores Associados, 1992.

Downloads

Publicado

03-05-2019

Como Citar

DIAS DOS SANTOS, J.; MOLINA, A. A. Infância e história: a criança na modernidade e na contemporaneidade. Travessias, Cascavel, v. 13, n. 1, p. e21603, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/21603. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO