Infância e história: a criança na modernidade e na contemporaneidade

Autores

Agências de fomento

Palavras-chave:

História, Infância, Educação.

Resumo

Este texto realiza uma discussão sobre a infância explicando como a criança foi percebida na história caracterizando o aparecimento da infância, por intermédio dos postulados de estudiosos como Philippe Ariès (1914-1984) e Neil Postman (1931-2003), ao seu atual desaparecimento, segundo esse último autor. O objetivo do estudo é mostrar que a infância é uma construção histórica que surgiu no século XVII, consolidando-se a partir Idade Moderna até o século XIX e está desaparecendo da contemporaneidade. Assim, o estudo retoma o contexto histórico para uma melhor compreensão da infância em cada período, nas visões dos autores supracitados, passando pelo criador dos Jardins de infância Friedrich Froebel (1782-1852), quando a concepção de infância está consolidada no século XIX. A metodologia utilizada foi a de revisão bibliográfica, com enfoque crítico. Postman (1999) não fornece soluções para o problema do desaparecimento da infância na contemporaneidade, no entanto, realiza um interessante estudo dos motivos pelos quais a infância está sendo reprimida; motivos estes que são apresentados e discutidos no decorrer deste estudo.

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Biografia do Autor

Juliara Dias dos Santos, Rede Municipal de Educação Fundamental de Paranavaí PR

Graduação em Letras pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (2009); especialização em Fundamentos teórico metodológicos em Educação Especial e Educação Infantil pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (2012); graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranavaí (2013) e mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, pela Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranavaí (2016). 

Adão Aparecido Molina, Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí

Doutor em Educação e pós-doutor em história; Professor do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Mestrado em Ensino da Universidade Estadual do Paraná; - Campus de Paranavaí.

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Publicado

03-05-2019

Como Citar

DIAS DOS SANTOS, J.; MOLINA, A. A. Infância e história: a criança na modernidade e na contemporaneidade. Travessias, Cascavel, v. 13, n. 1, p. e21603, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/21603. Acesso em: 7 maio. 2025.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO