Folhetos de cordel portugueses, uma experiência de acessibilidade por meio da audiodescrição

Autores

Agências de fomento
Academia Mineira de Letras

Palavras-chave:

Exposição Folhetos de Cordéis Portugueses, educativo, mediação artística, cordel.

Resumo

O presente relato refere-se ao trabalho realizado pela equipe do educativo durante a exposição “Folhetos de Cordéis Portugueses – Coleção Arnaldo Saraiva”, realizada na Academia Mineira de Letras entre os dias 07 de novembro e 26 de novembro de 2017. Durante a exposição foram realizadas visitas guiadas e oficinas com alunos da rede pública e privada da grande Belo Horizonte e também visitas do público geral, e de acessibilidade, no entanto, nesse relato focaremos nas visitas relacionadas a acessibilidade. Refletiremos o como essas oficinas promovem o letramento literário e o empoderamento dos visitantes por meio da valorização da cultura popular presente nos cordéis. Será também levantada a questão da atuação dos profissionais de diversas áreas como mediadores de arte e promotores de acessibilidade, assim como a promoção de iniciativas de cunho educacional além do discurso escolar, papel exercido como mediador cultural neste relato. Para tanto, usaremos os conceitos de Michelle Pettit no que tange a mediação de leitura, de Rezende e Mayer no âmbito da áudio descrição e acerca do objeto da exposição, os cordéis, faremos uso dos textos do próprio Arnaldo Saraiva, que além de colecionador é um relevante estudioso do tema e, este, realizou parte do treinamento da equipe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Ramos Gomes, CEFET-MG

Mestra no programa de estudos de linguagem do CEFET/mg, graduada em letras tecnologias da
edição (2016) pelo cefet/mg, atualmente pesquisa o uso de jogos digitais no ensino da língua inglesa.
Tem interesse nas áreas de recursos digitais para ensino de LE, jogos digitais, experiências alternativas
de ensino, ensino fora de sala de aula, materiais didáticos digitais, novas tecnologias em comunicação.

Bianca Dantas Anacleto, PUC-MG

Graduada em psicologia pela PUC MINAS, é participante atuante do grupo de estudos SVOA que também promove ações de mediação artistica

Pedro Antonio Araujo Bastos, CEFET-MG

Graduando em Letras tecnologias da edição pelo Cefet-mg

Referências

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. Contexto: 2006.

COSSON, Rildo; PAIVA, Aparecida. O PNBE, a literatura e o endereçamento escolar. Remate, de Males, Campinas-SP, (34.2), p. 477-499, jul./dez. 2014.

LOTMAN, Yuri, (1978.) Estética e Semiótica do Cinema. Lisboa: Editorial Estampa, 1978.

MAYER, Flávia Affonso (2016). A importância das coisas que não existem: a construção e referenciação de conceitos de cor por pessoas com cegueira congênita. Belo Horizonte.

MAYER, Flávia Affonso, (2012). Imagem como símbolo acústico: a semiótica aplicada à prática da audiodescrição. Belo Horizonte.

MAYER, Flavia; PINTO, Julio. (2013). O deficiente visual e a interpretação de imagens. Semeiosis: semiótica e transdisciplinaridade em revista. [suporte eletrônico] Disponível em:. Acesso em 14/06/2017.

PAULINO, Graça. Formação de leitores: a questão dos cânones literários. In: Revista Portuguesa de Educação, año/vol. 17, número 001. Braga, Portugal: Universidade do Minho. 2004. (p. 47-62).

PEREIRA, Vera Wannmacher; GUARESI, Ronei (Org.), (2012). Estudos sobre leitura: psicolinguística e interfaces. Disponível em: < http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1492>. Acesso em 14/06/2017

PETIT, Michele. A arte de ler ou como resistir à adversidade. Trad. de Arthur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: Ed. 34, 2009.

PETIT, Michele. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Trad. de Celina Olga de Souza. São Paulo: Ed. 34, 2008

REZENDE, Anita Menezes. Os sentidos do cinema para as pessoas com deficiência visual: as relações do espectador com deficiência visual com o cinema, a partir da audiodescrição. Belo Horizonte, 2017.

SARAIVA, Arnaldo. Textos institucionais da exposição Folhetos de Cordéis Portugueses – Coleção Arnaldo Saraiva, 2017, Belo Horizonte

SOARES, Magda B. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: Evangelista, Aracy; BRINA, Heliana; MACHADO, Maria Zélia (orgs). A escolarização da leitura literária. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Downloads

Publicado

03-05-2019

Como Citar

GOMES, S. R.; ANACLETO, B. D.; ARAUJO BASTOS, P. A. Folhetos de cordel portugueses, uma experiência de acessibilidade por meio da audiodescrição. Travessias, Cascavel, v. 13, n. 1, p. e21874, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/21874. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

[DT] RECEPÇÃO E MEDIAÇÃO DA ARTE CONTEMPORÂNEA