O teatro na educação infantil mediado pela contação de história

Autores

Agências de fomento
CNPQ e CAPES

Palavras-chave:

Contação de História, Teatro, Educação Infantil, Ambientação cênica e sonora.

Resumo

Este artigo consiste em apontamentos e reflexões que emergiram da parte prática da pesquisa de doutorado intitulada “Colocando um Novo Ponto em cada Conto: possibilidades de inserção do teatro na educação infantil”. A pesquisa teve como objetivo central inserir o teatro na Educação Infantil através da contação de história e o do brincar. A peça ‘A Tempestade’ de William Shakespeare foi empregada como fio condutor de uma experiência cênica narrativa, pensada através da ambientação cênica e sonora do espaço escolar, como possibilidade de forjar uma experiência sensório-motora, artística e estética para crianças entre três e cinco anos de idade. O aritgo apresenta três eixos de discussão: teatro com crianças, contação de história e espaço cênico; pensando a contação de história inserida no universo do teatro e no contexto da contemporaneidade, buscando apontar aspectos da teatralidade e da performatividade que permeiam o fazer de quem conta histórias, além de apresentar o teatro a criança pequena. A opção metodológica aplicada foi uma pesquisa qualitativa com caráter descritivo, tendo as crianças como sujeitos criadores. Os procedimentos metodológicos foram: Levantamento Bibliográfico com o aporte teórico: Vygotsky, Bachelard, Celso Sisto, Vera Lúcia Bertoni dos Santos, Gilka Girandello, Luciana Hartmann e Adriana Klisys; Análise Documental e Pesquisa de Campo - foram realizadas apresentações em cinco centros de educação infantil na cidade de Dourados/MS. Com as apresentações foi possível comprovar que o brincar através do teatro e da contação de história tem um importante papel no desenvolvimento social, cognitivo, corporal e imaginativo da criança e do professor.

Downloads

Biografia do Autor

Flavia Janiaski Vale, Universiade Federal da Grande Dourados

Doutoranda em Artes Cênicas pela UFBA, com bolsa de doutorado sanduiche pela CAPES na University of Massachusetts/Boston no programa de Early Childhood Education. Mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e Graduada em Artes Cênicas pela mesma universidade. Trabalhou como Professora Colaboradora na mesma instituição na área de Teatro Educação e Produção Cultural. Além de trabalhar com Produção Cultural em diversos projetos Municipais e Estaduais e trabalhar como produtora da Harmônica Arte e Entretenimento. Tem experiência em Artes, com ênfase em Teatro-Educação, Produção Cultural, Contação de História, Orientação de Estágio, Improvisação e Montagem Teatral. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Artes Cênicas, onde já atuou como Coordenadora Pedagógica do Curso, e presidente da Comissão de Estágio Supervisionado do Curso de Artes Cênicas – COES/Artes Cênicas, além de Coordenar o SubProjeto de Teatro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)/UFGD

Referências

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. Vol. 1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. 3. ed. Prefácio de Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BROUGERE. Gellis. Brinquedo e Cultura. São Paulo: Editora Cortez, 1995.

CUNHA, Gabriela Duarte. A importância da contação de histórias e da leitura em voz alta para crianças em fase de alfabetização. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2013.

FERREIRA, Melissa. Isto não é um ator: o teatro da sociètas Raffaello Sanzio. São Paulo: Perspectiva, 2016.

FARIA, Alessandra. Contas histórias com o jogo teatral. São Paulo: Perspectiva, 2011.

FLECK, Felícia. Contar histórias é profissão? O que dizem os contadores. In MEDEIROS, Fábio Henrique Nunes e MORAES, Taiza Mara Rauen (org). Contação de histórias: tradição, poéticas e interfaces. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2015. p. 315-324.

GARANHUNS, Valdeck. Folguedos, brincantes e a contação de histórias. In MEDEIROS, Fábio Henrique Nunes e MORAES, Taiza Mara Rauen (org). Contação de histórias: tradição, poéticas e interfaces. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2015. p. 57-69.

GIRANDELLO, Gilka. Imaginação: arte e ciência na infância. Pro-Posições, Campinas, 2011. v. 22, n. 2, p. 75-92, maio/ago. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643263/0.

GOMES, Lenice, MORAES, Fabiano (org). A arte de encantar: o contador de histórias contempoâneo e seus olhares. São Paulo: Cortz, 2012.

HARTMANN, Luciana. Crianças contadoras de histórias: narrativa e performance em aulas de teatro. Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da UnB, Brasília,. v. 13, n. 2, p. 230-248, jul./dez. 2014.

KLISYS, Adriana. Quer jogar? São Paulo: Edições SESC SP, 2010.

LUCENA, Karina de Castilhos. Uma fenomenologia da imaginação através do espaço. Rev. Eletrônica Crítica e teoria de literaturas, Porto Alegre, v. 3, n. 1., 2007.

MATOS, Gislayne Avelar. Mergulhadores em beleza: a Arte de contar histórias e a arte-educação. In GOMES, Lenice, MORAES, Fabiano (org). A arte de encantar: o contador de histórias contempoâneo e seus olhares. São Paulo: Cortz, 2012. p. 111 – 131.

MATOS, Gislayne Avelar. Contação de histórias como linguagem artística. In MEDEIROS, Fábio Henrique Nunes e MORAES, Taiza Mara Rauen (org). Contação de histórias: tradição, poéticas e interfaces. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2015. p. 202 - 212.

PESSOA, Augusto. Teatro e Contação de História. In MEDEIROS, Fábio Henrique Nunes e SHAKESPEARE, William. A Tempestade. Porto Alegre: L&M, 2015.

SISTO, Celso. A arte de contar histórias e sua importância no desenvolvimento infantil. 2001. Disponível em: http://www.artistasgauchos.com.br/celso/ensaios/artecontarhist.pdf . Acesso em 10 nov. 2018.

SLADE, Peter. O jogo dramático infantil. São Paulo: Sumus, 1978.

SLADE, Peter. The history of the development of higher mental functions. New York, NY: Plenum Press, 1997.

Videos no youtube:

HELIODORA, Barbara. A Evolução de Shakespeare. 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=e9rs2DgpI98. Acesso em: 10 set. 2017.

KISHIMOTO, Tizuo Morchida. O Brincar na Educação Infantil. 2010. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=09w8a-u-AUU. Acesso em: 7 nov. 2018.

Downloads

Publicado

03-05-2019

Como Citar

JANIASKI VALE, F. O teatro na educação infantil mediado pela contação de história. Travessias, Cascavel, v. 13, n. 1, p. e21951, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/21951. Acesso em: 7 maio. 2025.

Edição

Seção

[DT] RECEPÇÃO E MEDIAÇÃO DA ARTE CONTEMPORÂNEA