TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO EM CASOS DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Lucília Panisset Travassos
  • Roseli Amado da Silva Garcia
  • Francisco Antônio Pereira Fialho

Palavras-chave:

Aprendizagem, Dislexia, TDAH, Tecnologias assistivas, Inclusão.

Resumo

As atuais tecnologias de informação e comunicação (tic) são ferramentas

importantes na consolidação da aprendizagem de pessoas com perfil de fracasso escolar

resultante de desabilidades cognitivas e disfunções neurológicas. Tais problemas ocorrem nos

casos de indivíduos disléxicos – que apresentam dificuldade específica em leitura e escrita, e

naqueles com déficit de atenção e hiperatividade, dois dos mais prevalentes tipos de

dificuldades de aprendizagem neuropsicológicas, ambos causadores de baixa auto-estima e

desajuste social. tais indivíduos têm inteligência média superior ou superior, mas um

funcionamento cerebral diverso do da maioria da população, o que causa sérios transtornos

em sua vida pessoal e em grupo. O artigo pretende apresentar as características desses dois

tipos de distúrbio e comentar o estado da arte da utilização de ferramentas tecnológicas

empregadas em pesquisas sobre essas diferenças cerebrais e o papel da tecnologia de

informação e comunicação usada como mediadora da inclusão social através da educação.

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Publicado

30-04-2009

Como Citar

PANISSET TRAVASSOS, L.; AMADO DA SILVA GARCIA, R.; PEREIRA FIALHO, F. A. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO EM CASOS DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Travessias, Cascavel, v. 3, n. 1, 2009. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3296. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO