Submissões

Submissões Online

Já possui um Login/Senha para a revista Varia Scientia - Ciências da Saúde?
Acesso

Não tem Login/Senha?
Cadastro de usuários

Cadastro e login são obrigatórios para submissão de documentos online e verficar o estágio de submissões.

 

Diretrizes para Autores

Serão aceitos artigos com, no máximo, 5 (cinco) autores.

O nome dos autores deve constar somente na página de metadados, por isso exclua do manuscrito a autoria dos textos, assim como a filiação dos autores.

 Os manuscritos deverão ser digitados em editor de textos (Microsoft Word ou compatível), em tamanho A4, com espaçamento de linhas 1,5, tamanho de letra 12, fonte Times New Roman. As margens superior, inferior, direita e esquerda devem ser de 2,5cm.

O texto completo (incluindo referências, tabelas e legendas de figuras), deve respeitar o limite de páginas estabelecido em cada seção da revista. Estipula-se como 5 (cinco), o limite máximo de tabelas, quadros e figuras.

Na página inicial do trabalho inserir o título (preciso e conciso), com máximo de 16 palavras em portugues, inglês e espanhol, em caixa alta e centralizado; indicação de eventual apresentação em evento científico.

Resumo estruturado, em único parágrafo nos idiomas portugues, inglês e espanhol contendo objetivo, materiais e métodos, resultados e conclusão (máximo de 250 palavras). Deve-se apresentar de três a seis descritores constantes no DeCS, nos idiomas português, inglês e espanhol abaixo de cada resumo do idioma correspondente. Utilizar a palavra Descritores para o idioma português, Descriptors para o idioma inglês e Descriptores para o idioma espanhol, destacado em caixa alta e negrito. Os descritores devem ser separados por ";" (ponto e vírgula).

A estrutura do texto deve contemplar: Introdução (apresentação do problema de pesquisa, com revisão da literatura, justificativa e objetivo), Materiais e Métodos (caracterização do estudo, critérios de inclusão/exclusão, métodos empregados, testes estatísticos), Resultados, Discussão, Conclusão, agradecimentos caso necessário. Tabelas e figuras devem ser incluídas no corpo do texto em um número máximo de 5. Referências devem ser organizadas em sequência numérica, de acordo com a ordem em que forem mencionadas pela primeira vez no texto, seguindo as normas do Estilo Vancouver, conforme modelos apresentados nesta diretriz.

Os autores terão total responsabilidade pelo conteúdo e as opiniões expressas em seus manuscritos. As pesquisas envolvendo seres humanos deverão indicar, na seção Materiais e Métodos, sua expressa concordância com os padrões éticos e com o devido consentimento livre e esclarecido dos participantes, em cumprimento à Resolução 466 de 12 de dezembro de 2012 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde do Brasil, que trata das normas éticas para pesquisa envolvendo seres humanos. Manuscritos com esta característica devem ser acompanhados do parecer de aprovação pelo respectivo Comitê de Ética em Pesquisa, registrado no Conselho Nacional de Saúde.

Estudos envolvendo animais devem explicitar o acordo com os princípios éticos internacionais e instruções nacionais, definidas na Diretriz Brasileira de Prática Para o Cuidado e Utilização de Animais Para Fins Científicos e Didáticos-DBCA e regulamentos previstos na Lei nº 11.794, de 8 de outubro de 2008 que Regulamenta o inciso VII do § 1o do art. 225 da Constituição Federal, estabelecendo procedimentos para o uso científico de animais. Manuscritos com esta característica devem ser acompanhados do parecer de aprovação pelo respectivo Comitê de Ética em Uso Animal.

 

A reprodução de imagens ou outros elementos de autoria de terceiros, que já tiverem sido publicados, devem ser acompanhadas da autorização de reprodução pelos detentores dos direitos autorais.

indicar ao final  indicação de órgão financiador de parte ou todo do estudo, se for o caso e agradecimentos.

 

 

ORIENTAÇÕES QUANTO ÀS CITAÇÕES E REFEÊNCIAS

Citações no texto: ao final de uma citação indireta o autor deverá apor o número sobescrito da referência relativa ao texto citado sem indicação por escrito do nome do(s) autor(es). O número sobescrito deve ser colocado após a pontuação (ponto, vírgula ou ponto e vírgula) como no exemplo: o entendimento da Cepal sugeria que as políticas sociais e econômicas não são neutras e ambas podem influenciar o desenvolvimento econômico, portanto deveriam ser abordadas de forma integrada.7

Nas situações em que forem utilizados 2 ou mais autores, os quais figurarem de forma sequencial na referência (1, 2, 3, 4, 5), a indicação do sobrescrito deve ser feita separando os textos/autores citados separados por um hífen. Exemplo: a escola nova, movimento educacional do início do século XX questionou as relações tradicionais estabelecidas no processo pedagógico.1- 5 (esta forma de citação indica que nesta citação você está usando os autores que estão referenciados ao final do artigo de 1 a 5 dispensando, portanto, que seja escrito no sobescrito todos os números 1, 2, 3, 4, 5). Nos casos em que usar dois autores na sequência, por exemplo 3 e 4 utilize esta mesma norma. Neste caso o número sobrescrito indicando os autores será: 3-4.

Por outro lado, quando utilizar mais de um autor/texto em uma citação em que eles não estejam sequenciados na lista de referência a indicação do sobescrito deverá indicar todos os autores/textos utilizados separados por vírgulas como, por exemplo: a escola nova, movimento educacional do início do século XX questionou as relações tradicionais estabelecidas no processo pedagógico.1,3,5

As citações diretas serão apresentadas no corpo do texto entre aspas, indicando o número da referência e a página da citação, independente do número de linhas. Exemplo: “[...] Essa visão fragmentada teria levado a contraposições que não beneficiaram nem o crescimento nem a equidade, uma vez que as políticas não são neutras em termos distributivos e ambas poderiam influenciar o desenvolvimento econômico”. 7:22-23

Quando do envio de textos resultantes de pesquisas qualitativas nas quais são necessárias as transcrições das falas dos sujeitos da pesquisa, elas deverão ser colocadas em itálico, no corpo do texto, identificando entre parênteses a autoria e respeitando o anonimato. Exemplo: No posto de saúde é mais difícil a gente conseguir consulta, e quando ela {filha} fica doente, geralmente eu vou ao PAC {atualmente denominado UPA}. [...] é mais rápido (sujeito 14)

Notas de rodapé: o texto deverá conter no máximo três notas de rodapé, que serão indicadas por: * primeira nota, ** segunda nota, *** terceira nota.

Referências

 

As referências devem ser elaboradas de acordo com o estilo Vancouver seguindo as especificações a seguir a depender do tipo de obra utilizada na construção do artigo.

Para artigos, reflexão, estudos de caso serão aceitos até 25 referências; 

Para Revisões de literatura (revisões integrativas, revisões sistemáticas, etc) serão aceitos até 40 referências.

 

Livro padrão

Freire P. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Editora Unesp; 2001.

Capítulo de livro

Ruiz-Moreno L, Batista NA. Avaliação da aprendizagem em Medicina: concepções e práticas docentes. In: Batista NA, Batista, SH, Abdalla IG, organizadores. Ensino em saúde: visitando conceitos e práticas. São Paulo: Arte & Ciência; 2005. p.317-334.

Livro com organizador, editor ou compilador

Batista NA, Batista, SH, Abdalla IG, organizadores. Ensino em saúde: visitando conceitos e práticas. São Paulo: Arte & Ciência; 2005.

Livro com edição

Saviani D. Escola e democracia. 31a ed. Campinas, SP: Autores Associados; 1997.

Trabalho apresentado em congresso

Mora, CTR, Rizzotto MLF. Precarização dos vínculos de trabalho na rede hospitalar da 9a região de saúde do Paraná. In: Anais do 6º Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais e 2º Seminário de Direitos Humanos, 2014 Set 1-9; Toledo, Brasil. Unioeste, 2014.

Entidade coletiva

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica nº 33. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento. Brasília: MS; 2012.

Documentos legais

Ministério da Saúde (BR), Conselho Nacional de Saúde, Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Resolução No 466 de 12 de dezembro de 2012: diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília: MS; 2012.

Brasil. Lei No 9131, de 24 de novembro de 1995. Altera dispositivos da Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 25 Nov 1995. Edição extra.

Tese/Dissertação

Viera, CS. Experiências de famílias no seguimento de crianças pré-termo e de baixo peso ao nascer no município de cascavel-PR. [tese]. Ribeirão Preto: USP/Doutorado em Enfermagem em Saúde Pública; 2007.

Artigo de jornal

Rizzotto MLF. Balanço da Greve na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Jornal da Ciência - SBPC, 2002 Mar 19; p. 3.

Artigo de periódico com até 6 autores

Zamberlan KC, Neves ET, Viera CS, Buboltz FL, Kegler JJ, Santos RP. Trajetória de familiares cuidadores de crianças menores de cinco anos ao pronto atendimento infantil. Revista Baiana de Enfermagem. 2013 Mai-Ago; 27 (2): 172-180.

Artigo de periódico com mais de 6 autores

Ribeiro R, Bonfleur M, Vanzela E, Zotti A, Scomparin D, Boschero A, et al. Physical Exercise Introduced After Weaning Enhances Pancreatic Islet Responsiveness to Glucose and Potentiating Agents in Adult MSG-Obese Rats. Hormone and Metabolic Research. 2014 Aug; 46 (9): 609-14.

Material audiovisual

Conterno SFR, Rodrigues RM, entrevistadoras. Joana da Silva entrevista concedida ao acervo do Grupo de Estudos e Pesquisas e Práticas Educativas e Formação em Saúde/Unioeste [gravação digital 60 min]. Cascavel: Unioeste/Grupo de Estudos e Pesquisas e Práticas Educativas e Formação em Saúde; 2014 Nov 19.

Dicionários e referências similares

Ferreira ABH. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3a ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; 1999.

Homepage/web site

Ministério da Saúde [página na Internet]. Brasília: MS; 2014 [atualizado 2014 Nov 19; acesso em 2014 Nov 19]. Disponível em: www.saude.gov.br

Material eletrônico

Baggio MPD, Ribeiro LFC, Vessaro-Silva AS, Brancalhão RMC. Bombyx mori pylorus infection by Alphabaculovirus. Genetics and Molecular Research. 2014; 13 (3): [online] [acesso em 2014 Nov 19]. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24737522

Bonfleur ML. Efeito da hipercolesterolemia genética sobre a homeostase glicêmica e secreção de insulina em camundongos knockout para o receptor de LDL [tese na Internet]. Campinas: Unicamp/Instituto de Biologia; 2007 [acesso 2014 Nov 19]. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000414557&fd=y

 

 

 

Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão com todas os itens listados a seguir. Serão devolvidas aos autores as submissões que não estiverem de acordo com as normas.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos times new roman; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.
 

Declaração de Direito Autoral

Por meio deste instrumento, em meu nome — e em nome dos demais autores porventura existentes —, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual do Oeste do Paraná e declaro estar ciente de que a não-observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (n.9609 de 19/02/98).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.



Revista Varia Scientia - Ciências da Saúde


e-ISSN 2446-8118

Unioeste
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Rua Universitária, 1619 - Jardim Universitário
Cascavel – Paraná - CEP: 85819-110

| revista.vscsaude@unioeste.br |

 

Sobre o Projeto SABER | Unioeste | IBICT