Brasil
mais representação do que participação
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v2i1.10135Palavras-chave:
Democracia, Política, Eleições, Participação, Representação.Resumo
A questão da participação da sociedade civil no âmbito da política brasileira tem provocado inúmeras inquietações. Neste contexto, este ensaio tem por objetivo discutir os paradigmas defendidos por Schumpeter, Dahl e Pateman sobre a participação de uma sociedade nas questões política, incluindo ainda as reflexões de Dewey. A complementar, analisa-se o contexto histórico de participação da população brasileira na atividade política. Portanto, reflete-se sobre o conceito de democracia apenas como ato de eleger um candidato por meio do voto direto, e/ou como uma formação de valores individuais e sociais que regulam a vida comum. O sistema democrático brasileiro atual revela a influência dos paradigmas proposto por Schumpeter (1984) e Dahl (1997), sobre os quais compreende-se que um governo para ser democrático deve nascer de eleições periódicas e competitivas, caracterizando um método de alternância das elites no poder. Sob a visão de Pateman (1992), a participação mais ampla na esfera política começa necessariamente com a participação em microesferas da vida social. Não obstante, a historiografia da política brasileira revela um árduo caminho para efetivar a democracia e cidadania participativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Alamedas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.