Estudo etnográfico sobre o campo da tatuagem na cidade de Cascavel - PR
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v2i1.10476Palavras-chave:
Antropologia Urbana, tatuagem, Tatuadores.Resumo
A pesquisa desenvolvida trata-se de uma descrição etnográfica sobre o campo da tatuagem na cidade de Cascavel/Paraná, com o intuito de trazer luz às representações acionadas nas relações sociais dentro do campo. A metodologia utilizada foi a etnografia juntamente com revisão bibliográfica. Verificou-se que, em meados dos anos 80 os estúdios receberam uma normatização sanitária que permitia tornarem-se legais perante o Estado. Os principais resultados obtidos com a pesquisa demonstram que tatuadores passaram a ser vistos como profissionais em decorrência de uma série de regulamentações em relação aos estúdios e na entrada de novos materiais e métodos mais sofisticados no Brasil. A higiene é também adotada como reforço da representação de profissional. Chancelados pelo Estado, os tatuadores profissionais projetam em sua prática a assepsia necessária e não presente nos ilegais. No entanto, a condição higiênica de profissional concorre com a auto-representação de artista, gerando reações de valorização das expressões artísticas em detrimento das não profissionais-higiênicas. Este campo se organiza de forma dual, tais sejam: profissionais e não-profissionais, artistas e amadores, legais e ilegais. A valorização da técnica, da higiene e assepsia, e sobretudo do caráter artístico do trabalho são os principais suportes dessa dualidade no campo entre os tatuadores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Alamedas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.