Pastor Werner Fuchs
uma biografia construída numa práxis político-religiosa
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v1i2.1193Resumen
Werner Fuchs, pastor da Igreja Evangélica Luterana no Brasil (IECLB), é um personagem cuja biografia merece atenção especial pela sua inserção e influência histórica. Leitura e postura religiosa/política, raciocínio rápido, persuasão nas palavras e conhecimento das humanidades, pastor Fuchs viveu no Oeste do Paraná num dos momentos de maiores transformações sociais e políticas ocorridas no meio rural e urbano. Transcorre a segunda metade da década de 1970 em que o “cenário oestino” está marcado pelo intenso êxodo rural, concentração fundiária, urbanização rápida não planejada, implementação do mega projeto militar da construção da hidrelétrica de Itaipu, entre outros. A entrevista publicada na Revista Alamedas foi construída durante os meses de outubro de 2006 a março de 2007, via e-mail, num diálogo intenso e pulsante de experiências porque rememorava momentos ricos de um fazer individual e coletivo. O objetivo principal da conversa visava compreender como um personagem de intensa militância à frente de movimentos sociais e com uma biografia construída junto à religião luterana, compreendia o papel da Igreja Católica no Oeste do Paraná, sobretudo da ação de Dom Olívio Fazza, bispo da diocese de Foz do Iguaçu, diante do processo de implementação do projeto de construção de Itaipu e sua co-relação social.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2006 Alamedas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.