Ética
um campo em constante construção
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v5i1.17087Palavras-chave:
Ética. Pesquisa. Campo. Responsabilidade.Resumo
Este trabalho busca trazer reflexões acerca de algumas dimensões da ética na pesquisa e da responsabilização do pesquisador, mostrando sua complexidade e partindo do pressuposto de que se trata de um tema que suscitará sempre grandes dilemas ante a inviabilidade de esgotá-lo, tanto pela impossibilidade de conceituar ética de uma única forma, quanto por cada situação trazer questionamentos dantes não feitos, bem como pela escassez de instrumentos punitivos das associações de antropologia. Nessas reflexões sobre ética nas pesquisas que envolvem seres humanos, seja nas áreas humanas ou biomédicas, é importante compreender que ela se constrói à medida que vamos experienciando a vida. Normas de regulamentação, comitês de ética, são apenas balizadores, de modo que é a nossa consciência moral e a nossa vivência que efetivamente nos guiarão no melhor proceder. No que tange à responsabilização dos pesquisadores que falham com a ética, é necessário dar continuidade ao debate, mas também através deles trazer encaminhamentos que possam dar indicativos de soluções para a falta de instrumentos punitivos, bem como trazer à tona o trabalho do antropólogo, lembrando que esses sujeitos são pessoas e não objetos de pesquisa. A metodologia utilizada para a construção do artigo foi a bibliográfica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Alamedas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.