ÉTICA: UM CAMPO EM CONSTANTE CONSTRUÇÃO

Autores

  • Luana Elainy Rocha MAGALHÃES Programa de Pós-Graduação em Antropologia, da Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v5i1.17087
Agências de fomento
CNPQ

Palavras-chave:

Ética. Pesquisa. Campo. Responsabilidade.

Resumo

Este trabalho busca trazer reflexões acerca de algumas dimensões da ética na pesquisa e da responsabilização do pesquisador, mostrando sua complexidade e partindo do pressuposto de que se trata de um tema que suscitará sempre grandes dilemas ante a inviabilidade de esgotá-lo, tanto pela impossibilidade de conceituar ética de uma única forma, quanto por cada situação trazer questionamentos dantes não feitos, bem como pela escassez de instrumentos punitivos das associações de antropologia. Nessas reflexões sobre ética nas pesquisas que envolvem seres humanos, seja nas áreas humanas ou biomédicas, é importante compreender que ela se constrói à medida que vamos experienciando a vida. Normas de regulamentação, comitês de ética, são apenas balizadores, de modo que é a nossa consciência moral e a nossa vivência que efetivamente nos guiarão no melhor proceder. No que tange à responsabilização dos pesquisadores que falham com a ética, é necessário dar continuidade ao debate, mas também através deles trazer encaminhamentos que possam dar indicativos de soluções para a falta de instrumentos punitivos, bem como trazer à tona o trabalho do antropólogo, lembrando que esses sujeitos são pessoas e não objetos de pesquisa. A metodologia utilizada para a construção do artigo foi a bibliográfica.

 

 

Biografia do Autor

Luana Elainy Rocha MAGALHÃES, Programa de Pós-Graduação em Antropologia, da Universidade Federal do Piauí

Mestranda em Antropologia pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Advogada. Membro da Comissão de Direitos Difusos e Coletivos da OAB/PI. Especialização em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade CEUT. Bacharela em Direito pela Faculdade CEUT.

Downloads

Publicado

18-10-2017

Como Citar

MAGALHÃES, L. E. R. ÉTICA: UM CAMPO EM CONSTANTE CONSTRUÇÃO. Alamedas, [S. l.], v. 5, n. 1, 2017. DOI: 10.48075/ra.v5i1.17087. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/17087. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios