A arte e os livros didáticos
a educação indígena em questão
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v7i2.22999Palavras-chave:
ensino, Arte, decolonialidade, livros didáticosResumo
A escola é um lugar de diversidade, suscetível a episódios de preconceito e discriminação. Nesse sentido, precisa também, ser um lugar de construção de novos conceitos e combate às visões estereotipadas. A legislação educacional brasileira, propõe a inclusão das temáticas étnicas no cotidiano escolar, especialmente com a Lei 11.645/08, que traz a obrigatoriedade da inserção da temática indígena e afrobrasileira nos currículos escolares, especialmente no componente curricular de Arte. Os livros didáticos de Arte voltados para o Ensino Médio, distribuídos pelo MEC são instrumentos importantes para as aulas, enquanto auxiliares do professor numa educação intercultural. Eles apresentam muitas falhas, mas são importantes no processo educativo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Alamedas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.