O pós-estruturalismo e o debate sobre a fabricação dos sujeitos
a genealogia de Michel Foucault
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v8i1.23981Palavras-chave:
Sujeito, Fabricação, Pós-estruturalismoResumo
Este artigo apresenta uma discussão acerca da perspectiva pós-estruturalista, seus métodos e os novos questionamentos sociais que têm se consolidado no presente. O pós-estruturalismo apresenta novas possibilidades de compreensão da realidade social, em especial no que se refere a produção dos sujeitos, por meio das relações de poder e da relação poder-saber, consolidada a partir de dispositivos institucionais que objetivam a fabricação dos sujeitos. Busca-se descrever de que modo as novas identidades se consolidam. Nesta busca, a obra de Michel Foucault oferece importantes contribuições, ao se livrar da ideia da existência de uma verdade final a ser atingida, tal qual propuseram as grandes metanarrativas iluministas. Foucault entende que os sujeitos são fabricados por meio de processos sociais, através de dispositivos e instituições; bem como por meio das relações de poder-saber. Para isso, Foucault, por meio da genealogia desceu aos porões da história para compreender como estes discursos que produzem formas de ser e agir.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Alamedas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.