O campo do ensino superior e seus conflitos
uma reflexão a partir das perspectivas de Pierre Bourdieu e Georg Simmel
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v8i1.24811Palavras-chave:
Ensino superior, Campo, Posições, ConflitosResumo
Este trabalho tem por objetivo, refletir os conceitos de dois autores importantes, o sociólogo alemão Georg Simmel, que trata sobre os conflitos entre indivíduos, e que ao mesmo tempo justifica-os como necessários à manutenção de uma estrutura social. O outro autor é o sociólogo francês Pierre Bourdieu, que apresenta o conceito de campo, o qual representa um espaço abstrato e se estrutura a partir de posições. O campo é ocupado por indivíduos, e através de conflitos disputam tais posições, onde ocorre a tentativa do novo de adentrar nesse espaço, e por outro lado o dominante, que busca manter seu domínio. Desta forma, buscamos identificar a convergência de ideias desses autores, se as de Simmel podem auxiliar acerca das disputas que ocorrem em um campo. Por fim, trazemos para o centro dessa reflexão o campo do ensino superior, refletindo sobre ele, na perspectiva desses dois autores.Downloads
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