Entre o luxo e o trabalho escravo
a atualidade de Marx na crítica contemporânea à exploração no mercado da moda
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v8i1.24814Palavras-chave:
Karl Marx, Moda, TrabalhoResumo
Nas recentes notícias tornou-se recorrente uma série de denúncias à grifes e marcas de luxo, sendo a questão do trabalho em condições análogas à escravidão uma das principais problemáticas deste nicho de mercado no ramo da moda. Nesse contexto, temas como exploração e produção de bens tornam-se destaque e dialogam diretamente com a teoria marxiana de trabalho. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo refletir sobre a exploração de profissionais da indústria da moda à luz das contribuições teórico-conceituais de Karl Marx, evidenciando a possibilidade de seu uso para analisar fenômenos atuais. Em princípio faz-se necessário apresentar a noção de trabalho em Marx atrelada às reflexões sobre trabalho escravo na contemporaneidade. Em seguida, aborda-se a questão da fetichização da mercadoria a partir da relação de alienação que os trabalhadores do ramo de corte e costura possuem com as peças produzidas, que posteriormente serão comercializadas para um grupo seleto de pessoas a qual estes não pertencem. Por fim, seguindo este raciocínio, refletiu-se sobre o consumo de produtos dessas grifes enquanto marcadores de classe, corroborando para a ideia de alienação e fetiche de mercadoria em relação àqueles que estão na base da cadeia produtiva do mercado da moda.
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